sexta-feira, 27 de março de 2015

Jornal "O Beija-flor"


Primeira edição da Folha Informativa "O Beija-Flor".


Era costume da Lola comunicar-se com seus amigos através de beija-flores.  Era seu costume dizer a alguém que chegasse em sua casa:  um beija-flor me disse que você  viria aqui hoje; ou: se vir um beija-flor lá, ele estará levando a minha presença, a respeito de algum evento, casamento, batizado que gostasse de participar.

Ilustra bem o sentido do beija-flor como veículo de comunicação entre os amigos da Lola a  narrativa publicada no livro:  A “Graça” que Frutifica – Contos e Narrativas – de autoria do 
Pe. Fernando Pedreira de Castro, S.J.,publicado  pela Editora Vozes, Petrópolis, RJ., em 1956.

Assim, a AACL( Associação dos Amigos da causa da Lola) resolveu criar um jornalzinho que participasse seus associados no mundo todo os fatos de interesse da Causa da Lola.   Generosamente,  o jornal "O imparcial" forneceu a lista dos seus assinantes, assim, muitos rio-pombenses nos mais diversos lugares receberam esta edição d'O Beija-Flor, que foi recebido com muita alegria e entusiasmo. 

Como já era evidente o desagrado dos padres a respeito da divulgação do exemplo de fé da nossa Lola, mormente se feito por meio da AACL, procurarmos deixar claro já no  primeiro artigo, que tudo o que a AACL fazia estava de acordo com a Igreja Católica Apostólica Romana.

Infelizmente o sucesso da primeira edição  aumentou a rejeição dos padres a rspeito da AACL, assim, os membros mais importantes da associação foram assediados por visitas um dos padres. Assim, apenas mais uma edição foi publicada, ainda assim, censurada.

Assim que foi possível o Beija-Flor veio para a internet. É que  "Não podemos deixar de falar de coisas que temos visto e ouvido". ( Atos 4, 20)

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário