quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ano da Fé - Simbolo Niceno-Constantinopolitano-



No último domingo, 18/11/2012 recebemos à saída da missa um folheto com a seguinte mensagem:






                                              Arquidiocese de Sorocaba


Ano da Fé 2012 – 2013

O Papa Bento XVI preocupado com o aprofundamento da Fé do povo católico convocou para início em 11 de outubro de 2012, um ano de reflexão  sobre a "força" e a "beleza" da Fé Cristã. Este tempo terminará na festa de Cristo Rei  em novembro de 2013. Nele teremos oportunidade de conhecer melhor nossa Profissão de Fé batismal, por meio de um mergulho no Catecismo da Igreja, que nos ajuda a refletir a Palavra de Deus e Sua Vontade para nossa vida.


A Profissão de Fé da Igreja

A Profissão de Fé, rezada no Batismo Católico, manifesta nosso compromisso do buscar a compreensão da vontade de Deus e do Seu Plano de Amor que nos conduz à Salvação. Ela pode ser proclamada de duas maneiras. Podemos usar o Símbolo dos Apóstolos – mais resumido, que costumamos rezar após a homilia de Domingo em nossas Missas. Como também podemos rezar o Símbolo Niceno- Constantinopolitano: uma Profissão de Fé mais longa, elaborada a partir das reflexões dos Concílios de Nicéia (325 d.C.) e Constantinopla (381 d.C.)


A Igreja Particular de Sorocaba e o Ano da Fé

Em Sorocaba, Dom Eduardo, nosso Arcebispo, está nos convidando para aprofundarmos a Fé por meio do Símbolo Niceno-Constantinopolitano e do estudo do Catecismo da Igreja Católica, como também enfatiza o Papa Bento XVI a toda a Igreja Católica no documento por meio do qual convocou o Ano da Fé. Este folheto que será publicado mensalmente é um convite para você aprofundar a sua Fé Batismal estudando-a em comunhão com todos os nossos irmãos e irmãs reunidos em nossas comunidades. Neste primeiro exemplar somos convidados a recitar nossa Profissão de Fé sempre que possível – em casa, no trabalho, em situação de doença como gesto de gratidão e louvor a Deus, para começar ou terminar o dia... Também poderá ajudar a Oração que acompanha a Carta Pastoral de nosso Arcebispo, para pedir o dom da Sabedoria, pois apenas pela graça do Espírito da Verdade poderemos conhecer e amar melhor Jesus Cristo, Nosso Senhor, único Caminho para o coração do Pai Eterno, e Vida da Igreja.


Símbolo Niceno-Constantinopolitano

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus. Nascido do Pai antes de todos os séculos. Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus, e se encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, uma, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.


Recorda-nos o Santo Padre, o Papa Bento XVI:
"Possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme o nosso relacionamento com Cristo Senhor, dado que só nele temos a certeza para olhar o futuro e a grantia de um amor autêntico e duradouro".

Oremos juntos com nosso Arcebispo por este Ano da Graça que Deus nos concede para seja fecundo:

Senhor Jesus Cristo, conhecer-te é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; encontrar-te foi o melhor que aconteceu em nossas vidas; tornar-te conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria. Faze, Senhor, que pela ação do Espírito Santo, a tua Verdade seja a nossa vida e que anunciar-te e  te fazer conhecido seja de fato nossa alegria. Nossa senhora da Ponte, fica conosco e contagia-nos com o amor de teu Filho, para que sejamos também comunidade missionária, sinal de amor para nossos irmãos e irmãs de humanidade , aqui nesse chão de Sorocaba, que nasceu e cresceu sob tua proteção .Amém.
                                             
                                                        Novembro/2012
                      Arquidiocese de Sorocaba
                                           
                                           ***
          Como se trata de algo de interesse de todos os católicos, estamos divulgando também aqui, para que, quem receber esta mensagem a tome para si.  Esperamos que procure pensar a respeito da sua fé, conhecer o que significa tudo o que professamos como católicos e, sobretudo, estude durante este ano especial, o Catecismo da Igreja Católica.  Com certeza, será o livro que lhe trará os mais concretos e reais benefícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário