domingo, 29 de março de 2015

Semana Santa, tempo de restaurar nossos direitos, e riquezas, de cristãos


A semana Santa é um tempo especial para o cristão católico. Principalmente na nossa época, em que a força dos elos que nos unem aos nossos antepassados anda abalada pela enxurrada de informações que nos arrastam, sem nos dar tempo e condição de examinar cada uma delas, à luz do nosso repertório cultural,  comparando-as com as verdadeiras informações que nos moldaram e fizeram de nós o que consideramos ser: filhos de Deus, cheios da mais alta dignidade, não importando  o que seja dito ou pensado  a nosso respeito,  até por nós mesmos.

Participando de todas as solenidades, dos ritos que acontecem da mesma forma, usando as mesmas palavras, em todo o mundo, estaremos fazendo um verdadeiro curso de imersão na cultura católica. Recordaremos ou aprenderemos, o porquê de tudo o que é importante para nós, os fundamentos dos nossos valores. 

As solenidades mais importantes são: a da quinta-feira, na qual re-acontece a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, antes de ser traído por um deles. Veremos que o lava-pés é apenas um detalhe diante da principal consequência do acontecido: a Eucaristia, presença física de Jesus vivo no meio de nós, ontem, hoje e sempre.

Na sexta-feira santa recordamos a morte violenta de Jesus, antecedida de dolorosas torturas, físicas e mentais. Rezamos juntos, como povo, por todos os povos da humanidade.

No sábado à noite, significando as primeiras horas do domingo de Páscoa, celebramos a ressurreição gloriosa de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Importante observar, em detalhes, que essa cerimônia reproduz, em pouco tempo, toda a história da nossa fé, desde Adão até a plenitude dos tempos, o reatamento da união de Deus com a humanidade, desfeita por Adão, graças à rendenção realizada em Jesus Cristo. 

Conhecendo nossa história, poderemos usufruir dos mais valiosos instrumentos e meios para renascer, livres da pesada carcaça que nos tem sido colocadas nos ombros, talvez ainda pior do que uma cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário