sábado, 14 de março de 2015

Considerando...

Texto publicado n'O Imparcial  em 2005


Considerando que Floripes Dornelas de Jesus tinha um importantíssimo objetivo ao fazer o seu testamento que era a DIVULGAÇÃO DA DEVOÇÃO  AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS  e que para isso deixou todo o seu patrimônio aos jesuítas, na pessoa do Padre Roque Sheneider, o maior divulgador do Apostolado da Oração e portanto, dessa sagrada devoção,no Brasil.

Considerando que Padre Roque Scheneider, impossibilitado de cumprir o testamento, passou o legado à Arquidiocese de Mariana.

Considerando que é muito difícil para as autoridades eclesiásticas cuidar do patrimônio conforme o desejo expresso no seu testamento, devido às suas limitações de tempo e ao pouco ou nenhum convívio que tiveram com ela e sua espiritualidade.  

Considerando que todas as propriedades da Arquidiocese pertencem a todos os batizados que têm, portanto, o direito de usufruí-las e também o dever de delas cuidar e preservar.

Considerando que o Concílio Ecumênico do Vaticano II inseriu os leigos como agentes do Ministério da Evangelização nos trabalhos que estivessem ao seu alcance realizar pelo Reino de Deus.

Considerando que católicos têm o direito de defender e praticar os costumes religiosos que herdaram de seus antepassados, totalmente de acordo com a Santa Sé.   
  
Considerando que é grande o desejo de grande número de católicos que o legado de Lola frutifique e possa beneficiar o maior número possível de pessoas.
  
Considerando que os cidadãos têm o direito de se associarem para preservar e valorizar o seu patrimônio cultural.
  
 Um grupo de pessoas deseja constituir o que seria:
Algo como uma ONG (organização não governamental) ou talvez, uma Fundação. 
Seria formada por pessoas organizadas com o objetivo de trabalhar para a conservação e valorização do patrimônio físico, cultural e principalmente religioso legado por Floripes Dornelas de Jesus, Lola. Para isso precisa ser legalizada junto aos Órgãos competentes tanto civis como eclesiásticos.
Essa organização se proporia a fazer tudo o que for possível a pessoas leigas como: 

-Acompanhar o processo de beatificação junto às autoridades eclesiásticas, ajudando-as no que for possível.

-Zelar para que o testamento de Lola seja rigorosamente cumprido principalmente no que se refere à divulgação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus tal qual ela a concebia sem nenhum desvio de doutrina (segundo os livros devocionários que ela distribuía, sempre com total aprovação eclesiástica.)

-Distribuir os objetos de devoção segundo a vontade dela expressa no testamento.

-Cuidar da revitalização do espaço físico onde se situa a casa-fazenda, como museu, dentro das normas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Ambiental Nacional) e principalmente da Santa Sé no que se refere a relíquias.

-A construir uma igreja consagrada ao Sagrado Coração de Jesus no sítio, além de toda a infra-estrutura necessária para atender os peregrinos, além de uma casa de retiros e todas as obras que forem consideradas importantes para o Reino de Deus, sempre de acordo com a espiritualidade de Lola. 

-Cuidar indefinidamente para que cada centímetro daquelas terras seja usado em sua plenitude para que o Sagrado Coração de Jesus seja cada vez mais conhecido e mais amado.

Para isso pretende angariar os fundos e meios que forem necessários usando de todos os recursos convenientes ao proceder de cristãos, contando acima de tudo com a Providencia Divina. 

Pretendem usar como capital todas as capacidades e talentos dados por Deus a todos os que se dispuserem a fazer parte desta organização dos que, a serviço da VERDADE, estão dispostos a lutar como bravos soldados de Cristo para  que todos os batizados possam gozar  de Paz Amor e Alegria (nome de um dos livros distribuídos por Lola), por viver à luz de Jesus Sacramentado.

Essa organização se submete inteiramente às autoridades eclesiásticas no que se refere às normas do Direito Canônico e às leis do País no que se refere ao Código Civil. 

TUDO POR VÓS Ó SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!


Considerando o exemplo dado por Lola, não colocamos limites ao poder de Deus. Temos certeza de que Ele, que pode tudo, saberá fazer bom uso até mesmo dos nossos defeitos.

Esperamos contar com a boa vontade, e todo o apoio, de todas as nossas autoridades, tanto civis como eclesiásticas, pois não temos outro intento a não ser cumprir a vontade de Deus. No momento Ele nos faz de meninos de recado, para passar esta mensagem a todos os rio-pombenses e a todos a quem Ele quiser convocar para trabalhar na Sua vinha.

Aqui estamos fazendo a nossa parte, não poderíamos deixar de fazê-lo sob pena de não ter como, um dia, prestar contas a Deus do fato de ter convivido tão precioso tesouro e não multiplicá-lo para distribuí-lo no mundo hoje, a mingua dos valores que herdamos de nossos antepassados; e por isso tão sofrido.

Não, o testemunho da Lola não é para um tempo longínquo, é para hoje. O patrimônio físico requer grandes cuidados urgentes. Não cruzemos os braços a espera de que outros tomem as iniciativas. Nossos padres têm um grande número de obrigações e por isso não podemos colocar em suas costas mais um encargo tão importante. Além disso, temos tantas pessoas com capacidades até mesmo ociosas que fariam um bem enorme a si mesmas e à comunidade se colocassem em prática suas habilidades nesse maravilhoso empreendimento. São inúmeras as necessidades, em todas as áreas do trabalho humano, por isso TODOS são convocados.

Precisamos usufruir livre e intensamente do legado que Lola nos deixou. O contato com ele fará de nós pessoas melhores, com certeza.

Caso você tenha sentido uma brasa arder no seu coração, é porque foi chamado (a). Entre em contato conosco ( especialmente os entendidos em leis, dos Códigos, Civil e Canônico para efetivarmos nossa Organização).  Cada pessoa sabe o que poderia fazer. O Sagrado Coração de Jesus saberá reger os nossos serviços como um maestro, e deles tirará uma maravilhosa sinfonia. Uma obra que ficará sem dúvida, para que nossos descendentes possam continuar a beber da fonte dos valores espirituais que regeram e alegraram nossa infância e juventude.


Os contatos poderão ser feitos através dO Imparcial ou através de duas  de nós que colocamos à disposição para servir de elo,comunicação entre os escolhidos e capacitados por Deus para trabalhar na Sua vinha:

Myriam Rodrigues Vieira e Giselle Neves Moreira de Aguiar


Nenhum comentário:

Postar um comentário