sábado, 14 de março de 2015

Guerra fria ou descaso



                                            Por  Geraldo Flávio de Paula Reis Sá 
Publicado n'O Imparcial em Rio Pomba/MG em 13 de junho de 2003


Realmente senti dificuldades em achar um título para o que eu quero expressar neste artigo. Sinto-me membro da comunidade rio-pombense, apesar não estar sempre presente aí. 
               Quero apresentar minha insatisfação no “descaso ou esquecimento  proposital” em relação à nossa notável e respeitável Lola (denominada pelo Naico como a Embaixatriz do Sagrado Coração de Jesus em nossa cidade), durante as celebrações da novena do Sagrado Coração de Jesus(SCJ). 
                
Vejamos os fatos ocorridos na Paróquia de São Manoel:
            
- Participei da novena no 1º, 8ºe 9º dias, e percebi que no primeiro dia foi rezada a oração para a beatificação da Lola, e nos demais dias nem sequer o seu nome foi mencionado pelos párocos que ali passaram:
           
 - A tradicional coroação dos meninos ao SCJ não foi realizada nesta paróquia. Não seria uma forma de estar propagando com estas novas gerações esta devoção?
           
 - No domingo último quando da celebração ad entrega das fitas aos apostolados da oração masculino e feminino, o encarregado da cerimônia foi o Pe. Luiz de Conselheiro Lafaiete, diretor espiritual do apostolado em nossa Diocese, acompanhado do pároco Pe. José Eudes. Eles lembraram de diversos propagadores da devoção ao SCJ e momento algum citaram o nome da Lola. Será que não sabem por que essa devoção é tão forte em nossa cidade?

- Quando fui receber a minha fita de zelado (1ª vez), relatei ao Pe. Luiz que estava emocionado, porque é tradição de meus familiares ( avós, pai, mãe e tios/primos) e ao mesmo tempo chateado de sentir que eles ( os padres) não queriam que o nome da Lola fosse lembrado nessas celebrações. Ele apenas balançou a cabeça, mas continuou o seu  propósito.

 - Neste ato das entregas das fitas, adentrou à paróquia o Frei José, de São João Del Rei, devoto da Lola, que sempre vem participando de celebrações em nossa comunidade, mas  não foi convidado para participar das cerim6onias naquele dia.

 - Uma outra devota do SCJ e de Lola, também de Ubá/MG, durante a celebração da Missa, procurou o Pe. Eudes e perguntou-lhe por que o nome da Lola não estava sendo mencionado. Este respondeu que era para não atrapalhar no processo de beatificação. Será que é esquecendo dela e não propagando os eu trabalho que ela será reconhecida?
 - Antes de escrever este artigo, colhi informações de outros segmentos de nossa sociedade e todos confirmaram que perceberam os fatos relatados e que se sentiam insatisfeitos também.
            Concluindo, estamos prestes a receber um novo pároco e gostaríamos de sentir mais sintonia nos trabalhos a serem realizados e difundidos pela Paróquia/ Diocese e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário