sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novena ao Espírito Santo



Uma novena muito antiga que apresenta necessidades tão atuais, para as quais o  Espírito Santo atua de maneira tão divina, elevando o humano e estabelecendo sua plenitude na união com Deus.



ESPÍRITO DE  SABEDORIA, que à semelhança do fogo, tirais dos corações dos homens todos os afetos terrenos, assim como arrancastes dos Apóstolos toda a antiga imperfeição, dignai-vos destruir em nós todos os afetos menos santos que até agora nos têm predominado, a fim de que para o futuro não gozemos outro prazer que ser fervorosos em vosso santo serviço.

            Glória ao Pai. . .

ESÍRITO DE INTELIGÊNCIA, que abris a mente mais obscura para enchê-la de conhecimentos celestes, destruí, por piedade, as trevas que nos envolvem, fazendo-nos conhecer, no seu aspecto tudo, mas especialmente  a sublimidade e excelência dos divinos mistérios, fazendo-nos rejeitar prontamente toda a dúvida injuriosa á fé  e estar sempre dispostos a defendê-la  e glorificá-la.

            Glória ao Pai. . .

ESPÍRITO E CONSELHO, que enviais a luz indispensável para nos libertar de toda perplexidade e aplica-nos ao partido mais útil e seguro, sede , com a vossa vinda, o diretor espiritual de nossa alma, a fim de que, em nossa determinação, não tenhamos outro objetivo que o perfeito cumprimento de vossa soberana vontade, a qual nos unimos agora para não nos separarmos jamais.

            Glória ao Pai. . .

ESPÍRITO DE FORTALEZA, pelo qual se triunfa completamente da pompa do mundo, do engano da carne, e da sugestão do demônio, assim como  tornastes os mártires do cristianismo inflexíveis ás promessas lisonjeiras e aos mais cruéis suplícios, concedi-nos a graça de vencer os nossos inimigos e desprezar todo respeito humano a fim de que possamos gloriarmos só de Nosso Senhor Crucificado.

            Glória ao Pai. . .

ESPÍRITO DE CIÊNCIA, pelo qual se conhece a verdade de todo humano conhecimento, abri a nossa mente àquela ciência toda divina que se chama ciência dos santos, a fim de que conheçamos os nossos pecados para detesta-los, os nossos deveres para cumpri-los, os nossos defeitos para corrigi-los, as vaidades da terra para despreza-las e as grandezas do Céu para continuamente deseja-las.

Glória ao Pai...

ESPÍRITO DE PIEDADE, que reunis todos os fiéis em um só coração e uma só alma, tornando uma comum delícia a misericórdia e os exercícios de devoção cristãos, concedei-nos a graça de amar sempre, de coração, o nosso próximo, sem resfriar pela sua desatenção e desconhecimento e ser solícitas na prática dos exercícios  de piedade que caracterizam o homem morto para o mundo e vivo somente para Deus.

Glória ao Pai. . .

ESPÍRITO DE SANTO TEMOR, pelo qual não tememos sobre a terra ira que não seja a de Deus, portanto, não estimamos outro bem que a sua graça, nem fugimos de outro mal não seja o pecado, não permitais, que por humano temor, abandonemos a estrada da santidade; antes, fazei-nos tão corajosos, que cheguemos a rir-nos constantemente de toda a fúria do mundo, para sempre, com fervor, operar nossa eterna salvação.

Glória ao Pai ...

Oração:

Ó sopro divino do Espírito Santo, fazei-vos sentir em minha alma; acordai-a do sono em que está imersa; dissipai a languidez em que se acha; tirai o pó, que por assim dizer, se une a tudo que faço,operai em mim a mudança que sabeis ser necessária.
            Ó Divino Paráclito, dai-me uma daquelas línguas de fogo de caridade, de perfeição, que apareceu sobre os Apóstolos, para que eu possa com ela bendizer o vosso nome, confessar os meus pecados, ensinar com amor, repreender com doçura, calar quando convém, edificar em tudo.

            Vós, Santos Apóstolos, que no dia soleníssimo de Pentecostes, recebestes em toda plenitude o espírito de unidade, alcançai-nos um tão assinalado dom para que, crendo todas as verdades que ensinastes, praticando tudo que recomendastes,vivendo e morrendo na Igreja que fundastes, alcancemos convosco a recompensa beata e eterna que ensinastes a pedir e a pregar. Assim seja.
                                                                         ( com aprovação eclesiástica)




Nenhum comentário:

Postar um comentário