sexta-feira, 8 de abril de 2016

Nono dia da novena ao Sagrado Coração de Jesus pedindo graças, e a beatificação da Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, a Lola




Nono dia 

Oração pela beatificação  (Com aprovação eclesiástica)

Composta por Padre Paulo Dionê Quintão, seu diretor espiritual nos últimos anos, e aprovada por D. Luciano Mendes de Almeida, quando Arcebispo de Mariana (MG).


Deus Pai, que revelastes as maravilhas do Reino aos pequeninos, nós Vos agradecemos pelos tesouros de virtude e sabedoria que em vida concedestes a Vossa filha Floripes Dornelas de Jesus, Lola.

Nós Vos pedimos, pela força do Vosso Espírito, exaltai sua humildade elevando Vossa fiel serva à honra dos altares.

Concedei-nos a graça da oração e total confiança no Sagrado Coração de Vosso Filho e na proteção materna de Maria, para que o maior número de pessoas possa tê-la como intercessora e modelo de vida cristã. Amém.  


Morte abençoada

Lola, a Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, faleceu, em odor de santidade, em 9 de abril de 1999. Momentos antes de morrer, assistiu à Santa Missa celebrada por seu diretor espiritual Padre Paulo Dionê Quintão.  Milhares de pessoas acorreram ao  seu velório e sepultamento. Seu funeral foi noticiado nos  telejornais do País no dia 10/4/1999. Tratava-se de uma pessoa considerada santa por todos os que, de alguma forma, tiveram contato com ela.


Testemunho

Parte do testemunho da Sra.  Helena Maria Rodrigues Gonçalves, professora de Lingua Portuguesa e Literatura, que foi publicado no livro “o Sagrado Coração de Jesus da Lola” - A “Santa"  de Rio Pomba “, de Roberto  Nogueira Ferreira, e também no jornal “O Imparcial”:

[…] “Ela me contou a história de Lola. Achei muito estranho, inacreditável. Diante da minha incredulidade e do meu ceticismo, ela indagou se eu gostaria de conhecê-la. Fomos até Rio Pomba. Estava louca para chegar à casa de Lola. Achei simplesmente bucólico o local: muito verde, as flores, as árvores estavam lindas com as chuvas de verão (era janeiro de 1988), e as vacas ruminado no terreiro, emprestavam ao lugar um ar de perfeita harmonia, um ar de profunda paz. Estava esperando que todos se distraíssem para, dessa forma, entrar no quarto de Lola. Só queria ver se era verdade que ela não comia, não bebia água… Foi o que fiz. Com ninguém na sala, atravessei-a e cheguei até à porta. Antes de abri-la, porém, detive-me diante de um umbral onde se pendia um pequeno quadro, já velho e roto, com uma imagem do sagrado Coração de Jesus, em torno do qual se liam as doze promessas feitas pelo Sagrado Coração de Jesus à santa Margarida. Com a mão esquerda no trinco da porta e os olhos no quadro, comecei a ler as promessas. Minha intenção era, ao terminar a leitura, abrir a porta e ver Lola. No fundo queria, além de ver Lola, constatar se não havia algum copo de água ou algum prato de comida escondido. Queria ver para crer. Li cada promessa atentamente, mas, ao chegar na sétima (As almas tíbias se tornarão fervorosas), algo muito estranho aconteceu, quase que indescritível: senti algo como se fosse uma ausência física. Era como se eu estivesse suspensa no universo cósmico. Lembro-me de ouvido o senhor Onofre  (marido de dona Jelza) chamar todos para me acudirem, que eu estava desmaiando. Fiquei chorando, segundo ele mesmo afirmou, durante duas horas e quinze minutos. […] 

Ela termina assim : 
“Foi preciso que a humanidade progredisse, atingindo níveis avançadíssimos em todos os ramos do saber, para que Lola nos ensinasse, como se ensina às criancinhas, a acreditar em Deus na Sua mais plena simplicidade. E Lola não foi mais que isso: plena na sua simplicidade, e simples na sua plenitude.

Que a sua passagem por nós continue como exemplo concreto de que Deus existe, a despeito de todas as falhas humanas… Que os seus livrinhos, tão carinhosamente divulgados, continuem, através de nossa divulgação, como mensageiros de conversão… Que eles também nos façam crer, definitivamente, que a saudade é a presença ausente daquela que nunca desaparecerá depois de ter passado por nós." 


Oração

Sagrado Coração de Jesus fazei com que a simplicidade e fidelidade à Vós, que sois a Verdade,  concedida por Vós  à Lola, sejam também uma característica comum a todos os cristãos. Concedei-me, também, por sua intercessão a graça que preciso.


Tudo por Vós ó sagrado Coração e Jesus!

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


Para a Glória de Deus, e nossa alegria, a Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, em Roma, concedeu o status de NULLA OSTA (nenhum obstáculo) Para o andamento do Processo de  Beatificação de Floripes Dornellas de Jesus; assim sendo, nossa Lola recebe o título de Serva de Deus. 

Nihil Obstat: 
 Data: 30 de novembro de 2005
Protocolo: 2.699
Autor da Causa: Cúria Arquidiocesana de Mariana (MG)


A quem alcançar graças por intercessão da Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, pedimos que as reporte à 

Arquidiocese de Mariana
Rua Dom Silvério, 51 – Centro
MARIANA • MG • CEP: 35420-000
www.arqmariana.com.br

Sorocaba, Páscoa de 2016
Organização e textos 
Giselle Neves Moreira de Aguiar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário