sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O Sagrado Coração de Jesus na vida de Santa Madre Cabrini


 Conta-nos Angela Matignoni no livro “ Santa Francisca Xavier Cabrini, a mãe dos emigrantes”: 

"Madre Cabrini costumava se recomendar constantemente ao Sagrado Coração de Jesus. Dizia sempre:

Coração de Jesus, Vós sabeis,
Coração de Jesus, Vós podeis,
Coração de Jesus, Vós vedes, 
Coração de Jesus, providenciai por nós!

Narram as memórias de Codonho, cidade da Italia onde foi fundado o Instituto das Missionarias do Sagrado Coração de Jesus: 14 de novembro de 1880. Despontou finalmente a aurora desse suspirado dia! Com que santo júbilo nós os saudamos, podendo finalmente nos reunir nesta casa sob a orientação materna da nossa venerada Madre Fundadora e com a benévola proteção do Monsenhor Dom Serrati e do nosso amado Bispo Dom Gemini. Pareceu-nos, nos encontrar no limiar do paraíso ao entrar nesta cat, meta e realização de todos os nossos votos e desejos.

Entramos aproximadamente às oito horas da manhã, com algumas moças já inscritas e aceitas. Nós as levamos diretamente à sala convertida em capela. Ao entrarmos, deparamos com o quadro do Coração Santíssimo de Jesus, que parecia estar nos esperando, a fim de nos animar e nos cumular das energias necessárias para levar avante este novo empreendimento. Com vivo fervor, prostrada no chão, participamos da Santa Missa, celebrada por Monsenhor Serrati, e, indizivelmente comovidas, recebemos a Santa Comunhão. Apertando ao peito o nosso Jesus Eucarístico a nossa alegria estava completa."

O quadro do Coração de Jesus que vemos ao fundo é o mesmo do que fala o relato, o da fundação do Instituto  e se encontra na sede do Instituto em Codonho, na Itália.

Esse amor imenso que ali começava, foi derramado sobre a humanidade, distribuído pelas mãos e corações de inúmeras discípulas da Santa Madre, que movidas pelo mesmo espirito, fizeram chegar até nós a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, à qual a nossa Lola, a Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, se entregou de corpo e alma. E, apesar dos seus tão grandes limites, os frutos do seu apostolado foram tantos e tão fortes que ainda hoje nos alimentamos deles. 

Que o Sagrado Coração de Jesus receba, nesta primeira sexta-feira, toda a nossa gratidão por essas duas servas tão fiéis a Ele, e que, por isso mesmo, nos fizeram e fazem tanto bem. 
Tudo por Vós ó Sagrado Coração de Jesus!

Veja dois videos sobre como começou, e como é hoje o Instituto da Santa Madre Cabrini em Codonho, na Itália: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário