sábado, 23 de junho de 2012

Democracia e religião



O  artigo: Marcos religiosos ainda são alvo de críticas, publicado hoje, 23/06/2012 no Jornal Ipanema, de Sorocaba, leva-me a refletir sobre democracia. Ele fala de uma possível polêmica a respeito de uma placa na entrada da cidade que diz: "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo".

Sempre soube que democracia era um sistema de governo em todos têm direitos iguais perante as leis do país, podendo cada cidadão exprimir seus pensamentos e opiniões enquanto responde legalmente pelas consequências que o uso de tal liberdade possa causar.

Neste regime  a vontade do povo é soberana, é ela que determina que tipo de governo o povo tenha e quem são os mandatários que exerçam a tarefa de administrar os interesses da população.

Os três poderes que o compõem: o executivo, o legislativo e o  judiciário trabalham respeitando cada um suas tarefas e as dos outros dois, sendo que as pessoas que compõem o legislativo e o executivo são eleitas diretamente pelo voto popular, pelo menos no Brasil. O poder judiciário é composto por cidadãos que passaram boa parte de suas vidas estudando as leis formuladas pelo poder legislativo, ao longo da história do país e, quanto mais for importante o cargo que ocupam, por mais severos exames devem passar, uma vez que são  os guardiões das leis que o povo escolheu a se submeter, e que foram elaboradas por outros cidadãos, escolhidos entre os componentes do povo, por meio do voto.

O poder legislativo é composto por pessoas que defendem os interesses do povo, que representam seus eleitores; e cada representante  é focado em determinado aspecto da vida da coletividade. Assim temos deputados e vereadores que votam sobre todos os assuntos, mas que são especialistas em determinados assuntos de interesse coletivo, como esportes, habitação, transportes, agricultura, artes, saúde, leis etc., etc...

Entre eles temos também os que foram eleitos prometendo defender os direitos da prática religiosa do cristianismo, e o foram dentro das mais rigorosas leis da democracia, tanto quanto os que defendem a saúde ou outro aspecto qualquer. Numa democracia não existem interesses mais ou menos relevantes, uma vez que o critério da relevância é de caráter subjetivo de cada indivíduo; o que é relevante para alguns pode ser estorvante para outros.

Por tal motivo, o mais importante numa democracia é o veredito da opinião do povo expressa por meio das urnas, quer seja para a eleição de seus representantes, ou em um plebiscito, a respeito de determinado assunto.

O fato abordado pelo jornalista Felipe Shikama no Jornal Ipanema, de que a placa dizendo "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo" causa polêmica e controvérsia por incomodar a quem não considera Jesus Cristo como Senhor deve ser analisado sob a ótica da democracia.

Considerando que numa democracia, como a que acreditamos em que os sorocabanos vivam, num Estado que em si mesmo é laico, ou seja, não professa nenhuma crença, e que cuja razão da existência é garantir os interesses da população em todos os aspectos da vida, é preciso saber a opinião de todos os sorocabanos, eleitores, a respeito de tão controversa placa.

Se a democracia consiste em governos eleitos pelo povo realizar a vontade expressa pela maioria da população, parece que a maioria dos sorocabanos concorda com os dizeres da placa, uma vez que o último censo do IBGE disse que 89,20% da população brasileira se diz cristã, entre católicos e evangélicos. Sorocaba, com certeza, não foge dessa estatística.

Mas, se ainda restar alguma dúvida quanto isso, a pessoas que se consideram influentes e não crentes, existe uma maneira clara e precisa  de solver tal impasse, basta o poder  público providenciar um plebiscito para que a população se manifeste e forneça um consenso,  se placa é agressiva à maioria dos sorocabanos, ou não.

                                                                                            Giselle Neves Moreira de Aguiar


Leia o artigo citado em:
http://jornalipanema.com.br/novo/Sorocaba/MARCOS+RELIGIOSOS+AINDA+SAO+ALVOS+DE+CRITICAS.html

Mais sobre o assunto em: http://revoadadosbeija-flores.blogspot.com.br/2012/05/preconceito-religioso.html

http://revoadadosbeija-flores.blogspot.com.br/2011/12/os-ateus-e-religiao.html

http://revoadadosbeija-flores.blogspot.com.br/2011/05/o-homem-em-perigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário