quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Santa Madre Cabrini: a padroeira dos imigrantes.


 

Num tempo em que nossos corações sofrem  devido às tristes noticías que recebemos dos imigrantes que invadem a Europa fugindo das guerras, principalmente na Síria, nós católicos devemos nos voltar à Santa Madre Cabrini, a padroeira dos imigrantes. Nunca o mundo e os cristãos correram tanto risco de perder o sentido da vida cultural, que é sempre apoiada em valores espirituais, que um vez perdidos, as pessoas ficam expostas a sofrimentos impensáveis.



Santa Madre Cabrini era uma mulher de visão. Percebia coisas que a maioria das pessoas de seu tempo não conseguiam ver.  Em  tempo e lugares difíceis ela conseguiu realizar muito; atravessou o Oceano Atlântico 24 vezes, deixou 67 obras (hospitais, escolas e orfanatos)  iniciadas e em funcionamento contando com, aproximadamente, mil Irmãs no seu Instituto. Era uma alma apaixonada pelas pessoas, consequencia de seu imenso amor a Deus, que as ama. Veja o que ela escreveu numa carta dos Estados Unidos  às suas filhas na Itália, em 1906:

"Finalmente não é mais necessário ser Missionária para viajar pelo mundo. As faciliddes de transportes, as emigrações , fazem com que as pessoas mudem de países com a mesma facilidde como quem muda da casa para o jardim.

Aqui vemos chegar todos os anos, milhares de patrícios nossos...

Se cada criança que nos é confiada em nossas escolas, e conosco cresce no santo temor de Deus, se lhe instruímos a mente, educamos o coração, e lhe incutimos os princípios de religião e honestidade, de modo que ela cresça como bom cristão e bom cidadão, não é verdade que este nosso aluno se tornará, por sua vez, mestre, e mestre tanto mais eficaz nos seus ensinamentos, quanto mais salutares forem as nossas exortações  e bons exemplos para que possa se sentir fortalecido contra as futuras e estéreis instruções?

A mestra que assim educa os seus alunos lança numerosos grãos de mostarda, os quais, segundo apalvra do Divino Mestre, crescerão a grande altura. Nem a ela nunca será dado conehcer quantos frutos de salvação poderão trazer.

Minhas boas Irmãs, façam com que a sua não seja apenas uma escola de literatura, de ciência, de matemática, de história, mas de bons costumes, de sólida moral cristã e terão assim prestado um grande serviço, não só à religião, mas à Pátria, como também terão contribuído grandemente para que se realize o nosso voto: de que todos os emigrantes que vão às terras estrangeiras, possam fazer a sua Pátria cada vez mais honrada e respeitada diante das outras nações.  - Trecho do livro: "Santa Francisca Xavier Cabrini, Mãe dos emigrantes" organizado por Angela Martignoni-

Saiba mais sobre Santa Madre Cabrini



Nenhum comentário:

Postar um comentário