quinta-feira, 31 de março de 2016

Primeiro dia da novena ao Sagrado Coração de Jesus pedindo graças, e a beatificação da Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, a Lola.


Novena ao Sagrado Coração de Jesus pedindo graças, e a beatificação da
Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, a Lola.


Declaramos que nos submetemos ao decreto do Papa Urbano VIII, no que se refere às Causas dos Santos. Fazemos uso dos efeitos da intervenção do Papa Paulo VI em AAS58 (1966) 1186 do Código do Direito Canônico com ab-rogação dos cânones 1399 e 2318.
Assim, os escritos referentes a novas aparições, manifestações, milagres, etc., podem ser divulgados e lidos pelos fiéis sem a licença expressa da autoridade eclesiástica, contando que se observe a moral cristã geral.


A Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus era mais conhecida como Lola.
Como sinal de Deus entre nós, viveu cerca e 60 anos alimentando-se somente da Santíssima Eucaristia, objeto de sua constante adoração, e também alvo de pedidos de graças, em favor da Igreja,  e de cada ser humano, que ela amava com o profundo amor derivado do Coração de Jesus.

A cada dia desta novena, além da oração pela sua beatificação, procuramos meditar sobre fatos de sua vida.  Ela foi uma pessoa que soube ser modelo de fidelidade e amor a Deus e à Sua Igreja, cultivados com  grande simplicidade, dentro de suas limitadas condições. 

Os fatos  aqui relatados, assim como os que já foram publicados, foram ouvidos de pessoas de alto grau  de confiabilidade, e nos sentimos no dever de reportá-los, para a Glória de Deus, e em gratidão a Ele pelo bem que nos fez, e faz, por meio de sua querida Serva Floripes Dornelas de Jesus, a nossa Lola.

Tudo por Vós ó Sagrado Coração de Jesus!


Primeiro dia


Oração pela beatificação  (Com aprovação eclesiástica)

Composta por Padre Paulo Dionê Quintão, seu diretor espiritual nos últimos anos, e aprovada por D. Luciano Mendes de Almeida, quando Arcebispo de Mariana (MG).

Deus Pai, que revelastes as maravilhas do Reino aos pequeninos, nós Vos agradecemos pelos tesouros de virtude e sabedoria que em vida concedestes a Vossa filha Floripes Dornelas de Jesus, Lola.

Nós Vos pedimos, pela força do Vosso Espírito, exaltai sua humildade elevando Vossa fiel serva à honra dos altares.

Concedei-nos a graça da oração e total confiança no Sagrado Coração de Vosso Filho e na proteção materna de Maria, para que o maior número de pessoas possa tê-la como intercessora e modelo de vida cristã. Amém.   



Infância e  juventude

A Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus era mais conhecida como Lola. Nasceu em Mercês, Minas Gerais, em vinte e sete de junho de mil novecentos e doze.

Por volta dos quatro anos de idade, mudou-se com sua família para um um sítio na cidade de Rio Pomba, onde cresceu e se transformou numa jovem “filha de Maria” (pertencia a Pia União das filhas de Maria) que, desde muito cedo, usou de sua perspicácia inata para saber que as riquezas espirituais são muitíssimo reais e infinitamente mais valiosas do que todo o somatório das riquezas materiais.

Aproximadamente aos dezoito anos, caiu de um pé de jabuticaba, vindo a ficar paralítica. Ao invés de se tornar depressiva e revoltada por se ver excluída de muitos prazeres da juventude, acreditava que aquela era a condição permitida por Deus para que gozasse de alegrias maiores do que as proporcionadas pela natureza humana. Considerava que era muitíssimo melhor esperar e confiar na expectativa de Deus do que na sua própria.


 A devoção ao Sagrado Coração de Jesus


Chegaram à cidade de Rio Pomba, algumas irmãs da Congregação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, cuja fundadora havia falecido em odor de santidade em 1917. Mais tarde ela se tornou Santa Francisca Xavier Cabrini. Naturalizada americana, foi a primeira cidadã dos Estados Unidos a se tornar  santa; é a padroeira dos imigrantes. Suas filhas chegaram a Rio Pomba  para ali fundarem  o Colégio Regina Coeli.

 A italiana Madre Cabrini fora enviada ao Novo Continente, pelo Papa Leão XIII,  com encargo de defender a identidade católica, sua doutrina e seus valores, dos italianos que para lá imigraram,   da promiscuidade reinante num mundo totalmente novo. 

Para isso, ela recebeu de Deus um espírito empreendedor, capaz de detectar oportunidades onde pouquíssimas pessoas poderiam percebê-las. Tal talento foi muitas vezes alvo de deboches de seus contemporâneos que, quando a ouviam manifestar suas ideias e anseios, quase sempre os qualificava de visionários, quiméricos. Nos Estados Unidos, onde chegou, fundou várias escolas e hospitais de onde emanavam a caridade originada no Sagrado Coração de Jesus,  que ela mesmo  trouxe até à America do Sul, especialmente ao Brasil e à Argentina. 

Fruto de seu apostolado, o Colégio Regina Coeli reverberava esse amor ao Amor Supremo, o Coração de Jesus, através das obras das irmãs. Essa devoção entrou com força na casa do Sr. Joaquim Dornellas da Costa. Especialmente em duas de suas de filhas, uma delas, Cezarina, entrou para a irmandade, deixando a família para servir a Jesus no serviço do Seu Reino, onde fosse necessária a sua presença. A outra foi a Lola,  por quem os frutos desse amor não cessam de ser produzidos.


Oração 

Sagrado Coração de Jesus, que enriquecestes tantas vidas de Paz Amor e Alegria por meio das orações e atitudes de vossa serva, Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, fazei que, por sua intercessão, eu alcance de Vós a graça que tanto necessito.  

“Tudo por Vós ó Sagrado Coração de Jesus”

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário