quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo



 Felizes somos, os guardados pelo escapulário, sinal que marca quem é alvo do cuidado e carinho da Mãe de Deus.


A devoção à Nossa Senhora do Carmo vem desde o século XII, quando um grupo de eremitas  se instalou  no Monte Carmelo, na Palestina, para viver uma vida .de simplicidade e pobreza. Eram chamados de carmelitas. Viviam sob a inspiração da vida do profeta Elias, ali se refugiara.  Dedicaram sua capela à Nossa Senhora do Carmo, ou do Carmelo. Dalí os carmelitas se espalharam para  todo o planeta.

Em 16 de julho de 1251, os carmelitas sofriam grandes perseguições.  São Simão Stock, em Cambridge, na Inglaterra, pediu à Nossa Senhora um sinal de proteção que fosse visível a seus inimigos. 

Nossa Senhora deu-lhe então, o escapulário dizendo: “Recebe, filho amado, este escapulário. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto  eterno. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno.

Ainda hoje os devotos de Nossa Senhora do Carmo usam o escapulário, que deve ser imposto por um sacerdote. 

Na última aparição de Fátima Nossa Senhora apareceu como Nossa Senhora do Carmo, tendo um escapulário na mão. Segundo disse a  pastorinha Lúcia, em 1950, “Nossa Senhora quer que todos usem o escapulário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário