segunda-feira, 26 de maio de 2014

Casa Lar "Francisco e Jacinta"





- Jeito católico de acolher e cuidar -

 A exclusão  de Deus  das instituições  sociais, cada vez mais laicas,  pode ter motivado, ou, pelo menos contribuído,  para que aconteça a desagregação  dos vínculos familiares. Deus é  Amor, o que une, congrega as pessoas; por falta dele, elas têm se sentido cada vez mais vítimas, sofredoras, carentes do Amor', e, portanto, se tornado impossibilitadas de cuidar dos mais frágeis: as crianças e os idosos.

Em Sorocaba não é diferente. Segundo o jornal Cruzeiro do Sul(edição de 19/05/2014), o número de casos de abandono intelectual e material de crianças tem aumentado de maneira grandiosa.

As autoridades dos poderes executivo e judiciário têm feito o possível, dentro dos seus limites, para que tais crianças, em situação de risco, sejam acolhidas da forma mais humana e confortável possível. Existem  na cidade cinco casas-lares que  as recebem até que  suas  necessidades sejam atendidas; quer seja  voltando a viver com a família, ou sendo  encaminhadas para adoção.

Dentre essas cinco, existe uma que acontece dentro da espiritualidade católica: a "Casa Lar Francisco e Jacinta. A  instituição é uma frente de missão da "Comunidade 2 Corações dirigida pelo casal, expoente da vida  católica sorocabana, Reinaldo e Reinalda Reis.

Quem dirige  o lar é a psicóloga Talita Reis, filha do casal. Ela conta que a casa foi montada com recursos vindos de doações, porque somente  depois de estar totalmente dentro das normas do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)  o abrigo pode receber as crianças e uma ajuda do governo municipal.  Hoje lá vivem dez crianças com idade entre quatro e treze anos. A convivência entre elas, sob os olhares de amor cristão dos cuidadores, tem curado feridas e restabelecido esperanças. 

 A pedido do Sr. Bispo de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, e  com todo apoio da prefeitura de Ibiraçu, E.S., está sendo montada naquela cidade  a "Casa Lar Francisco e Jacinta 2, como parte da missão da Comunidade 2 Corações. Para Sorocaba já se cogita montar a número três.

Na "Casa Lar Francisco e Jacinta, nome que evoca os dois  beatos, pastorinhos de Fátima, tudo acontece dentro do espírito do cristianismo católico, onde os talentos e recursos humanos são colocados à disposição da Providência Divina, para que as crianças, saídas de situações  tão sofridas, possam receber o que necessitam para atingir a plenitude da sua condição humana.

Quem visita  o lugar, se encanta com o ambiente acolhedor e com o progresso humano das crianças, que pode ser avaliado pelo fato de que, sendo cada uma delas respeitada na sua condição, evolui de acordo com seu ritmo e desenvolve um ou outro aspecto primeiro. A capacidade de esperar e ao mesmo tempo, incentivar o progresso de cada uma, a partir da dificuldade de convivência que apresenta, é um trabalho que demanda alta capacidade técnica, mas sobretudo grandes virtudes, vindas da caridade cristã e cultivadas pela vida de oração.

A manutenção dessa  obra  de caridade cristã precisa da ajuda de colaboradores, em  forma de serviços e de doações materiais, para todas as necessidades que podem apresentar crianças em estado de carência material e afetiva, sendo a última a mais grave.
 
"A Casa Lar Francisco e Jacinta” é mais uma riqueza da nossa comunidade católica; precisa ser conhecida e estimulada; principalmente por quem recebe de Deus a vocação para servir  como anjos da guarda, ou samaritanos(as),  para nossas crianças tão amadas por nosso Deus e pela Virgem Maria.  Ela oferece grande oportunidade para quem deseja viver, na prática, o Evangelho de Cristo. Se você se sente chamado(a) a ajudar, da maneira que Deus  lhe indica, pode contatar a :

Comunidade Dois Corações
Rua João Mustafá Filho, 135
Bairro Éden- Sorocaba-
Fone: (15) 3202- 5871

  Giselle Neves Moreira de Aguiar

2 comentários:

  1. Vem Espírito Santo ! Sopra sobre nós!Sabemos da necessidade em nossa cidade.Que este jeito de ser catolico aconteça sem medos no nosso coração ,mais e mais e assim , tenhamos coragem de agir em nossas comunidades a exemplo da Casa lar Francisco e Jacinta em Sorocaba.Derrama Senhor Jesus abundantes bênçãos sobre todos os responsáveis ,particularmente Reinalda e Reinaldo Reis

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, tive a oportunidade de estar por algumas horas no Lar no dias das mãe e posso garantir q inocentemente aquelas criancas me proporcionaram um dia das mães nunca vivido antes, pois, perdi 4 filhos, 2 abortos espontâneos e 2 nasceram e faleceram 1 com 2 dias e outra com 7 dias.
    Triste saber que crianças tão lindas já tenham sido tão machucadas, física, psicologicamente.
    Obrigada crianças por ter conhecido vcs.
    LILIAM DE FATIMA OLIVEIRA MACHADO

    ResponderExcluir