sábado, 20 de julho de 2013

Exposição "Oito Estações", de Santiago Ribeiro, na Fundec.


                       O pequeno espaço das maquetes abriga um colosso de arte.

            Durante este mês, julho de 2013, aconteceu na Fundec (Fundação Desenvolvimento Cultural) de Sorocaba, a Exposição "Oito Estações", do jovem artista plástico, cenógrafo e escritor sorocabano, Santiago Ribeiro.
            
 A mostra, uma coleção de maquetes de alguns tipos de habitações,  despertou  a admiração do público de todos os segmentos. Agradou desde crianças até profissionais das mais diversas áreas, por ser capaz de atrair  variados tipos de  observações.
            
A advogada Inês Meireles em visita à exposição com suas filhas Aline, de cerca de doze anos e a estudante de Arquitetura Marina, disse estar "amando" a exposição, com a total concordância das filhas. A descoberta de detalhes tão interessantes provocavam alegres exclamações. Marina observa os desgastes naturais, especialmente os efeitos  de infiltrações de água em algumas das construções da "Favela", a peça que se sobressai na exposição.
            
O arquiteto e urbanista de Belo Horizonte/MG, Gilson Moreira Neves, também visitante, chamou a atenção para a criatividade e para o sentido da proporção observados na obra do artista, que usa  os mais diferentes materiais para produzir seu trabalho, como papelão, casa de ovo, fundo latinha ...
            
Passava-se, sem perceber, um bom tempo observando o trabalho de Santiago Ribeiro. As ricamente detalhadas maquetes de casas e casarios dos mais diferentes perfis, como "Passione, Venezia!", que mostra um pedaço de uma rua da cidade italiana, "Uma rua em Paraty", "Casa branca  de Mabororé", "Meu pé de Laranja Lima", a rica ( em detalhes) "Favela", além da sofisticação advinda da simplicidade  contida no branco e azul mediterrâneos da obra "Ilha de Santorini", situada na Grécia; todas elas convivendo em harmonia com a "Festa ao Padroeiro" e a Igrejinha do interior.
           
O autor diz, na sua apresentação da exposição: "Oito Estações é uma viagem ao mundo das artes em maquetes... Por ela será possível ir de Santorini a Veneza, de Paraty ao Nordeste, do luxo ao lixo em apenas alguns passos".
            
A  mostra ficou até o dia 29 de de julho de 2013
           
A Fundec fica na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no centro de Sorocaba 

Mais informações no blog do artista: www.santiagomaquetes. Blogspot.com

                                                                                            
                                                                                    Giselle Aguiar

Fotos ( de Giselle Aguiar) do evento

Conjunto sertanejo

Favela

Detalhe de "Favela"

Detalhe de "Favela"


"Ilha de Santorini"

Família Martinez e "Passione Venezia!"

"Meu pé de laranja lima"

"Uma Rua de Paraty"



Um comentário: