A Santa Ceia e a marca Cavalera
Postei, no Facebook, um link do jornal Folha de São Paulo link do jornal Folha de São Paulo que traz a reportagem:
Cavalera recria Santa Ceia com Pitty e Sidney Magal
com o seguinte comentário:
Um verdadeiro deboche do que é
sagrado para todos os cristãos. Agressão gratuita.Uma marca que precisa apelar
tanto para ser notada é porque não tem valor nem qualidade.
Respeito é bom e todo mundo
gosta!
Houve quem dissesse que não procedia esta
observação, porque a Santa Ceia é apenas um quadro, uma obra de arte. Respondi então que:
O quadro da Santa Ceia transcende
ao fato de ser uma obra de arte.É um ícone, um signo de grande
importância para a cultura cristã.Os autores desse comercial, ao
usarem da liberdade de expressão artística, tendo como base a Santa Ceia mesmo
que de maneira 'desconstruída', correm o risco de serem duramente criticados
pelos que têm o quadro como signo religioso.
Nas democracias as coisas
acontecem assim, todos têm o direito de manifestar suas ideias desde que arquem
com todas as consequências.
Assim como os produtores do
comercial se vêm no direito de divulgá-lo, nós nos vemos no dever, de defender
nossos valores sagrados dos que, embora cultos e bem dotados de dons
artísticos, se comportam como bárbaros quando o assunto é religiosidade.
Falta-lhes
a sensibilidade de perceber que tal obra pode ofender a alguém em um aspecto da
vida que para eles não existe.
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