sexta-feira, 4 de maio de 2012

70 anos de sacerdócio em plena atividade


Republicando o post do Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba SP.

Acessado em :  04/05/2012 

Padre Lyrio faz 70 anos de sacerdócio

Cerimônia ainda marcou os 95 anos de vida do religioso
Notícia publicada na edição de 04/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Samira Galli
samira.galli@jcruzeiro.com.br

Formador dos sacerdotes mais antigos do clero sorocabano, padre Francisco Lyrio de Almeida completou ontem 70 anos de ordenação sacerdotal. A Arquidiocese de Sorocaba homenageou-o com uma missa celebrada pela manhã na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, que contou com a presença de mais de 30 padres, do arcebispo metropolitano dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e de dom José Carlos Castanho de Almeida, bispo aposentado de Araçatuba e ex-aluno de Lyrio.

A cerimônia também comemorou os 95 anos de vida do padre, que até hoje celebra missa todos os dias, às 8h30, na capela de Santa Cruz, e aos domingos, às 8h, na Catedral. "É edificante testemunhar uma obra como esta. É uma graça para poucos", afirmou o padre Tadeu Rocha Moraes, pároco da Catedral.

Natural de Sorocaba, padre Lyrio ingressou no Seminário em Botucatu aos 12 anos de idade, estudou Teologia e Filosofia na capital paulista e Serviço Social em Campinas. Foi professor do Seminário de Sorocaba e também em Aparecida, além de ter passado por inúmeras cidades, como Porto Feliz, Itararé, Bragança, Santos e Barretos. Ainda teve participação da fundação da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Padre Lyrio recordou que a ordenação dele deveria ter acontecido quatro meses antes, em dezembro de 1941, mas como na época os padres não poderiam ser ordenados antes dos 25 anos, teve que esperar até maio, já que faria 25 anos no dia 25 de abril. "Ouvi o chamado de Deus logo cedo. Hoje sou muito realizado, uma pessoa muito satisfeita por ter escolhido essa carreira e trabalhado por ela", disse.

Para o arcebispo de Sorocaba, a presença atuante de padre Lyrio é motivo de alegria para a Igreja Católica. "Ele sempre foi um sacerdote muito fiel. Serve de estímulo a todos nós, se Deus também nos der esta graça de vivermos tantos anos", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário