sábado, 28 de janeiro de 2012

São Tomás de Aquino e Dona Therezinha Cunha



                  

Minha professora da 4ª série do primeiro grau tinha uma frase escrita numa cartolina em lugar de destaque da classe: "O valor do homem é determinado pela sua vontade "– São Tomás de Aquino- .              

            Maria Thereza Correa Neto Cunha era motivo de orgulho para todos os que têm por ofício ensinar à gerações posteriores os conhecimentos à que têm direito . Sempre exigia o máximo que cada aluno pudesse render, tinha o dom de conhecer profundamente cada um.  “Adivinhava” quais as vocações individuais com base nas aptidões que os alunos demonstravam em sala de aula. Quase sempre acertava.                       

        Sempre chamava a atenção dos alunos para o valor das virtudes. Dizia que cada um poderia ser o que quisesse desde cultivasse as virtudes e delas fizesse uso e para demonstrar citava  sempre o exemplo de São Tomás de Aquino.                       

       Contava que ele era uma pessoa considerada de inteligência abaixo da média. Tinha uma imensa vontade de ser sacerdote, mas não conseguia ser admitido nos seminários porque não conseguia acompanhar os sofisticados estudos de latim, grego, aramaico, teologia, filosofia, etc. Vivia então aos pés da Santíssima Virgem pedindo-lhe que intercedesse junto a seu Filho para que Ele lhe desse a inteligência necessária, porque seu coração ardia de vontade de ser sacerdote. 

        Numa tarde, quando rezava o terço, aos pés de uma imagem da Virgem, sentiu o que chamou de um ‘estalo’ na cabeça.  A partir desse momento tudo lhe parecia simples e fácil.            

       Foi então admitido no seminário, mas sua idade já era um pouco acima da média das idades de seus colegas de classe;  ele passara a sentir um enorme prazer em adquirir conhecimentos, além disso se considerava velho e julgava que teria que repor o tempo perdido. Assim, ao invés de participar das brincadeiras com seus colegas, preferia passar os recreios “com o nariz enfiado num livro”.                        

     Seus colegas combinaram, então, uma brincadeira, e se puseram, dez deles, a gritar:

-- Olhem um boi voando! Olhem um boi voando!

Imediatamente o jovem Tomás jogou o livro longe e perguntou:

-- Onde, onde? 

Os outros caíram na gargalhada!

--Ora Tomás, onde já se viu um boi voar? Será que você ficou mesmo inteligente?

E o rapaz respondeu:

-- Considero muito mais razoável ver um boi voando do que ver dez padres juntos dizendo uma mentira.
           

         Falar de um, me lembra a  outra. Hoje é dia de São Tomás de Aquino, que viveu de 1225 1274, Doutor da Igreja, cuja obra, a destacar a Suma Teológica, enriquece e amplia os horizontes das almas que têm sede do Infinito. Sua memória me faz lembrar a mestra simples da cidade do interior que, sem regatear seus talentos e habilidades, fez de seus alunos cidadãos exigentes do Verdadeiro Bem.                      

         Saibamos nós, seus eternos alunos, honrar a sua memória, agradecer a Deus ter recebido tão bons princípios, e corresponder, com a especial ajuda de Deus, à exemplo de São Tomás de Aquino, às suas expectativas.                                               

                                                                                                   Giselle Neves Moreira de Aguiar
                                                                                                        Sorocaba, 28/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário