A
importância da obra artística de Bruno de Giusti para a Arquidiocese de
Sorocaba
O artista plástico Bruno de Giusti faleceu em 29 de
agosto de 2011 em Garça, SP. Ele nasceu
na Itália em Lau Muchele di Romera , no dia 13 de outubro de 1920.Veio para o
Brasil depois da segunda guerra mundial, tendo estudado na Escola e Belas Artes
de Veneza e sendo já autor de várias peças de arte sacra em sua terra natal.
Sua história pode ser lida no site do jornal Diário de Sorocaba .
Jose Antonio Barros Freire dirigiu um filme sobre o artista:
Os vereadores José Crespo,
de Sorocaba, e Gerão,
de Porto Feliz, elaboraram projetos de lei que dão o nome de Bruno
de Giusti logradouros das duas cidades.
Torna-se urgente ressaltar o importante trabalho
por ele realizado na Arquidiocese de Sorocaba. A parte principal do acervo de
sua obra encontra-se na Catedral de Nossa Senhora da Ponte, e na igreja matriz
de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Porto Feliz. Para fazer jus a uma
real mentalidade católica é preciso considerar que:
Cada templo religioso constitui uma expressão
artística da religiosidade de um povo em determinada época. Estudiosos de
várias ciências encontram encerradas nos templos religiosos verdadeiras bibliotecas, com informações que vão desde os materiais empregados até como eram
praticados, e por que eram celebrados, os ritos.
Os templos mais antigos são de grande interesse
dos arqueólogos que se submetem a trabalhos penosos e lentos para sentir a
alegria de saber um pouco mais como viviam os antepassados de sua espécie.
Desde que passou a existir como instituição, a
Igreja Católica exerceu importantíssimo papel de mecenas. Sob suas asas, sempre
foram abrigados os artistas de todas as artes ao longo dos dois últimos
milênios. Seus templos se tornaram ricos e democráticos (ao alcance de quem os queira
apreciar) acervos culturais em cada lugar do planeta, onde arquitetos,
artífices e artistas plásticos dão vida e valor a simples trabalhos braçais transformando-os
em monumentos de arte, que encantam todos os tipos de observadores.
Hoje vivemos em acelerada evolução, quando o
tempo é cada vez menor entre uma realidade e outra, portanto construções consideráveis
e esmeradas de pouco tempo atrás já se tornam ícones importantes para mostrar,
como partes integrantes de uma exibição em câmera lenta, as várias etapas da
evolução da arquitetura e das outras artes.
É importante, não só para católicos, mas também
para quem valoriza a arte, a conservação respeitosa dos templos religiosos,
preservando o trabalho artístico da época em que cada um foi construído. É legado
inestimável para que as futuras gerações possam avaliar e valorizar o esmero e
gosto artístico com que foram concebidas e concretizadas as obras, em material
forte o suficiente para atingir a geração mais longínqua possível. Obras feitas
para se cultuar o Deus Altíssimo.
Esse argumento não é o único e nem o principal
para pedir que a obra de Bruno de Giusti seja restaurada e preservada na Catedral Metropolitana de Sorocaba. Principalmente o afresco da capela onde fica a
imagem de Nossa Senhora Aparecida, cujo estado em que se encontra é motivo de
consternação.
O principal seria o fato de que o trabalho do artista ítalo-sorocabano representa hoje um meio importante para despertar o interesse humano em conhecer mais a respeito do catolicismo. Parece um paradoxo, mas Jesus Cristo tem sua história, sua doutrina e a vida de seus mais importantes seguidores muito pouco conhecidas nos nossos dias, tempo de grande secura espiritual. Nos últimos anos muito pouco, ou nada, tem sido falado a esse respeito na própria Igreja cujo foco das atenções tem sido a caridade cristã e o que chamam de doutrina social.
A multiplicação dos pães - Tela de Bruno de Giusti na capela do Santíssimo da Catedral de Sorocaba |
Esse deve ser o motivo pelo qual quem frequenta a catedral diariamente pode observar o olhar faminto com que os visitantes contemplam as pinturas de Bruno de Giusti.
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