domingo, 23 de junho de 2019

Pe. Mateo Crawley-Boevey, um dos grandes influenciadores da Lola










O Sagrado Coração de Jesus não se deixa vencer em bondade e misericórdia. Sabendo que as dificuldades aumentariam na renhida e constante luta pelo Reino de Deus, cada vez mais atacado pelas forças do inferno, e como consequência desses ataques os filhos de Deus têm-se apresentado cada vez mais fracos, e pobres em virtudes, ele fez aparecer, no nosso tempo a internet.

Talvez como resposta ao silêncio imposto às maravilhas de bons exemplos vindos dos santos, durante dois milênios de vida eclesial, pelas forças que querem submeter o mundo todo, até mesmo a Igreja de Cristo, ao domínio de Satanás,

Parece que ainda ontem a Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, estava entre nós, numa presença oculta, invisível, mas real e concreta para o povo de Rio Pomba e redondezas.

Ao mesmo tempo parece que foi há séculos que ela esteve entre nós. As novas gerações, acostumadas à pregações que enfatizam o amor fraterno, a necessidade de acolhida ao irmão, à partilha do amor e dos bens materiais, quase não têm mais referências naturais ao amor de Deus, aquele do primeiro mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. 

No tempo da Lola entre nós, até há três ou quatro décadas, esse amor era tão simples e natural, que era sentido desde as crianças na mais tenra idade, até à pessoa de idade mais avançada. Ninguém passava por grandes necessidades porque tinha, à sua volta, Amor de sobra. Deus, o Verdadeiro Amor, estava presente na maioria das pessoas e seu reinado era dominante. 

Apesar das mudanças sofridas na nossa religiosidade, o Sagrado Coração de Jesus "da Lola”, é o mesmo de antes, e o será sempre. Continua atendendo seus miseraveizinhos com mesmo desvelo, com o mesmo amor que o fazia através das diligências da Lola; as espirituais, na sua contínua oração, e nas materiais, com o seu frutuoso apostolado que acontecia a partir do seu leito de paralítica. Basta que encontre um coração com uma abertura, por pequena que seja, que Lhe permita o acesso. 

Num tempo de tanta secura espiritual ele nos traz o conhecimento da pessoa do Padre Mateo Crawley-Boevey, o autor do livro “Hora Santa”, que a Lola mandava imprimir e  distribuir gratuitamente.  

No YouTube, descobrimos  a narrativa de uma palestra que ele teria feito num mosteiro, para monges trapistas. Ao ouvir a leitura da narrativa do monge que assistiu a palestra do padre Mateo, conseguimos ver nela a própria humildade e fecundidade apostólica da nossa Lola, como obra do seu adorado Coração de Jesus. 

É encantador ouvir a linda narrativa. Ela reascende em nós aquele espírito de Paz, Amor e Alegria que o próprio Jesus promete aos devotos do seu Sagrado Coração. Podemos ver que é real aquilo que vivemos na infância e na juventude, que o Reino de Deus e o prestígio da Sua Igreja está alicerçado nas orações e vidas de inúmeras almas humildes e desconhecidas, pecadoras como são as nossas e eram as de nossos avós e pais.  Estas, eram tão seguras pela misericórdia do Sagrado Coração de Jesus que conseguiam passar adiante o bastão da Verdade e da Sabedoria cristãs a seus filhos e netos; fazendo perceber um futuro de grande esperança. 

Dessa visão de futuro baseada na fé vivida, que forjava os acontecimentos da vida real, descansava a Paz, o Amor e alegria, reais e naturais que os mais velhos de nós puderam vivenciar.

Mas, quando poderíamos pensar que tudo estava perdido, que tudo aquilo que acreditamos ter vivido fora uma fantasia da nossa imaginação, aparece o vídeo do YouTube: “Como o Padre Pio viveria o mês do Sagrado Coração de Jesus”, da Associação Regina Fidei, que maravilha!

 Com uma pesquisa no Google encontramos a rica biografia do Padre Mateo Crawley-Boevey.  Descobrimos que ganhamos mais um intercessor no Céu, para a nossa Causa, uma vez que a santidade da Lola  deva muito, também, à obra de apostolado tão produtiva e profunda. Impossível deixar de pensar que o Padre Mateo também merece a honra dos altares. Nossa Mãe Igreja transpira santidade, pena que temos tido pouco acesso a tantos ricos exemplos.

Neste mesmo link encontramos as 15 meditações do Livro distribuído pela nossa Lola: “Hora Santa”. Agora todos nós podemos atender ao pedido de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque em Paray le Monial: 

“Todas as noites de quinta  para sexta-feira, te farei sentir a tristeza moral que eu quis sofrer no Jardim das Oliveiras; essa tristeza te fará, se que possas compreender, experimentar uma agonia mais difícil de suportar que própria morte. E para te unires a mim, na humilde súplica que então apresentei a meu Pai em meio de todas as minhas angústias, te levantarás desde as onze horas até a meia noite, para te prostrares, durante uma hora, comigo, com o rosto no chão, tanto para abrandar a cólera divina, pedindo misericórdia para os pecadores, como para suavizar de algum modo a amargura que senti no abandono dos meus apóstolos, que me constrangeu a censurá-los não terem podido velar uma hora comigo. E durante esta hora farás o que vou te ensinar.”

Em outro lugar, diz a Santa: “Ele disse-me, naquele tempo, que todas as noites de quinta para sexta-feira eu deveria levantar-me à hora que me tinha indicado, para rezar cinco Pai-Nossos e cinco Ave Marias, prostrada em terra, e fazer cinco atos de adoração, que Ele me ensinara , para Lhe prestar homenagem na extrema angústia que sofreu na noite de sua Paixão.” - Trecho da introdução do Livro "Hora Santa". -

Ainda que não as façamos todas as quinta-feiras, podemos fazê-las todas as primeiras quinta-feiras, com a devida meditação de cada mês, como o faziam tantos devotos do Sagrado Coração de Jesus, no tempo da Lola.

Com certeza, as graças que receberemos serão ainda maiores, uma vez que nosso apostolado de oração, e reparação, será fruto do apostolado de tantas almas humildes e devotas que fizeram essa reparação nos tempos passados. Elas, também, serão nossas intercessoras, porque sentirão grande alegria  ao ver os frutos do seu apostolado sendo profícuos para o Reino de Deus.

Tudo por Vós, ó Sagrado Coração de Jesus!



Assista ao vídeo “Como o Padre Pio viveria o mês do Sagrado Coração de Jesus”:




Nenhum comentário:

Postar um comentário