sábado, 20 de dezembro de 2014

Yaoni Sánchez, no "Estadão": "Golias abriu a carteira"


  "O pior são os membros mais recalcitrantes do Partido Comunista, os que morreriam antes de mascar um chiclete, beber uma Coca-Cola ou pôr os pés na Disney World. O primeiro secretário de sua organização acabou de traí-los. Ele fez um pacto com o adversário, nos bastidores, e por 18 longos meses.";  

 diz  Yaoni  Sánches, a blogueira cubana, no artigo publicado no “Estadão”de hoje: “Golias abre a carteira" que  fala  das  repercussões da notícia do anúncio do restabelecimento das relações  entre  Cuba  e os EUA.  Ela diz que:   

"Gerações de cubanos cresceram sob o bombardeio da propaganda oficial contra os EUA. Quanto mais as palavras contra nosso vizinho do norte se tornavam agressivas, mais nossa curiosidade crescia. Arrasados pela precariedade material, decepcionados porque as chamadas reformas de Raúl não encheram suas carteiras ou seus pratos, os cubanos agora sonham com a trégua material que poderá chegar do outro lado do Estreito da Flórida.

Sara é professora numa escola primária de Plaza de la Revolución. Sem a ajuda enviada mensalmente pela filha, ela não conseguiria sobreviver. "Agora, tudo será mais fácil, principalmente porque poderemos usar os cartões de credito e débito americanos, e minha filha está pensando em me mandar um", disse.

Bonifacio Crespo ajuda o irmão com a contabilidade no seu restaurante privado em Havana. Eles já têm planos para um novo negócio. "Temos os contatos para começar a importar matérias-primas, especiarias e muitos produtos para o cardápio. Eles terão de aumentar as remessas de lá", afirmou, apontando para o norte."

Não deixe de ler o artigo todo

Ao que parece, a liberdade chega, ainda que sorrateiramente, em Cuba, graças a Deus! Livres da escavatura cultural que engessa o sentimento e o pensamento na produção de ódio contra um  povo feito inimigo pelo cabresto cultural imposto por  líderes que o quer apenas os  como prestador de culto, finalmente esse povo bom e alegre vai poder dar vazão a seus grandes talentos e voltar a produzir coisas que encantam o mundo... Encher o mundo  com as reais maravilhas cubanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário