segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

São João da Cruz





O jovem sacerdote que, junto com Santa Teresa de Ávila contribuiu muito para preservar e desenvolver o  intenso amor de Deus na Igreja e no mundo. O amor profundo, forte e verdadeiro, o único que pode satisfazer plenamente o coração humano porque  é fonte de todas as outras  manifestações do amor que é único porque é o próprio Deus ("Deus é amor") .

 Aquele que o possui, como seu Deus, não pode padecer de nenhum tipo de carência. "A quem tem a Deus nada falta" ( Sta. Teresade Ávila).   Sua obra literária mostra como os  conflitos de seu tempo (viveu de  1542 a 1591) eram os mesmos do nosso.  Os conflitos humanos sempre envolvem a presença ou a ausência de Deus. "Vós nos criastes para Vós ó meu Deus e nosso coração estará inquieto até que repouse me Vós" ( Santo Agostinho)

"João da Cruz nasceu na Espanha, em 1542, de família pobre, ficando órfão ainda criança. Revelou-se um jovem criativo e inteligente. Por sua capacidade, foi admitido no Colégio dos Jesuítas para completar sua formação. Aos 21 anos, ingressou na Ordem dos Frades Carmelitas. Depois de ordenado sacerdote, encontrou-se com Madre Teresa de Ávila que o introduziu no projeto de reforma dos Frades Carmelitas. Este plano e o ideal de perfeição causaram-lhe grande e intenso sofrimento. Expulso da Ordem e condenado a 8 meses de prisão. Durante este período escreveu os mais belos poemas místicos de sua vida, descobriu a riqueza do mistério da cruz e o caminho da mais alta perfeição. Morreu em 1591, canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII e declarado doutor da Igreja em 1926, pelo Papa Pio XI." - Texto que acompanha o filme sobre sua vida no Youtube  Sua festa é no dia 14 de dezembro.

Obra literária( download gratis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário