terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Economia dos Isótopos





“ O domínio insipiente pelo homem do poder de transmutar elementos químicos e de criar novos estados da matéria que antes não existiam na Terra e, talvez nem mesmo no universo, demonstra uma vez mais que vivemos no universo de Platão e não no de Aristóteles.
            Trata-se de um universo em que os processos são primários, em que “nada é permanente, a não ser a transformação”, em que ao tratar de coisas tais como átomos e as assim chamadas partículas elementares, temos que falar, não sobre um “isto”, mas sobre um “assim”(como Platão escreveu no Timeu).
            Mais do que em qualquer “estado de fase” prévio da economia física da humanidade, o advento do que chamo “ Economia dos Isótopos” significa uma situação em que a prática social terá que ser necessariamente orientada para “ideias verdadeiras”, para os princípios universais passíveis de descobertas que regem as mudanças e a evolução do universo, e não primordialmente para os objetos dos sentidos.
            Isto significa o fim do empirismo e do materialismo.

- Jonathan Tennenbaun – no livro: A Economia dos Isótopos – capítulo 1 –
                                    Editora Capax Dei


            Jonathan Tennenbaun é doutor em Matemática pela Universidade da Califórnia em San Diego. De 1980 a 2006, foi diretor da Fundação para a Energia de Fusão, em Wiesbaden, Alemanha sendo editor-chefe da revista “Fusion”. Atualmente, reside em Berlim, atuando como consultor privado para assuntos científicos. Em toda a sua carreira, tem desenvolvido uma intensa atividade internacional na  elaboração e promoção da Ponte Terrestre Eurasiática”, uma rede de corredores de desenvolvimento de infra-estrutura de alta tecnologia ligando os principais centros populacionais da Europa e da Ásia.
            É autor dos livros “ Energia nuclear uma tecnologia feminina” , A Economia dos Isótopos: um novo conceito econômico baseado na energia do átomo e, Energia Nuclear: Dínamo da reconstrução econômica mundial.
Todos pela Editora Capax Dei


Nenhum comentário:

Postar um comentário