domingo, 30 de setembro de 2012

Para agir com eficiência


  
Texto do livro:

                       Construir o homem e o mundo
 de Michel Quoist 


É fácil por uma casa abaixo, mas é muito mais difícil construí-la. 

É fácil criticar, mas, muito mais difícil agir. 

É fácil conceber planos, mas, difícil realizá-los. 


Ora, para abrigar os homens, mais vale uma choupana construída do que palácios em projetos. Suas boas intenções não têm valor se não se concretizarem em ação. Porque você não pode fazer grande coisa, muitas vezes você não faz nada. Mais vale que você faça o pouco que pode... 


O membro que não utilizamos mais atrofia-se. O homem que não age, não só não progride como recua. Você só pode completar-se agindo. 

Olhe os homens à sua volta. Eles se agitam muito, se dispersam, falam, reagem, debatem-se e finalmente desanimam, pois o resultado que conseguem é insignificante em relação aos seus esforços. 

Não é a intensidade do movimento que dá evidência à ação, mas a marca do espírito, que graças a você ela revela. 

Certos homens em pouco tempo, poucos gestos e pouca ação, farão muito; outros em mais tempo, mais gestos e mais ação, farão pouco. 


Toda a diferença reside na qualidade da alma dos que agem.       

 A ação do animal é instintiva.       

 A ação do homem é refletida.        

A ação do cristão deve ser vivida na fé.         


Muitas vezes você age por automatismo, como um animal; algumas vezes por reflexão, como um homem; raramente pela fé como cristão.         

Examinando e refletindo cada vez mais sua ação, você pode se tornar cada vez mais “pessoa” humana.         

Vivendo cada vez mais a ação pela fé, você se torna cada vez mais filho de Deus.         


Você pode ajudar os outros a se personalizar, e depois a se cristianizar fazendo-os passar progressivamente da ação instintiva à ação refletida, e da ação refletida à ação na fé.         

Se você quiser agir seriamente, olhe primeiro a realidade.Humanamente isto é sabedoria. Meça exatamente as necessidades, delimite o ponto preciso onde você deve inserir-se.  Deduza as forças que devem ser empregadas...         Cristãmente é evitar a ilusão.


 Se você interrogar a realidade, guiado pela fé, é Deus quem lhe responderá e, através da circunstância concreta o convidará à ação.         Na perspectiva da fé, submeter-se à realidade é submeter-se a Deus.         

Você não pode agir correta e cristãmente sem antes ter –à luz da fé – examinado e julgado.  A ação deve ser para você a realização do plano do Pai, depois de havê-lo decifrado depois de um olhar fiel sobres a sua vida.         

Você quer ser eficaz,Mas, impacienta-se com o pouco resultado de sua ação,E sofre ao ver a intensidade de trabalho que aparece sem que você possa realizar;         Você ouve o apelo do seu meio e de toda a humanidade...         


Se você quiser dar à sua vida o máximo de eficiência, troque a sua vontade pela vontade infinita de Deus, e Ele trocará a sua miserável força por sua ONIPOTÊNCIA INFINITA.         

Deus fez grandes coisas contando com o seu próprio poder, você limita a sua eficácia.         

Se você desaparecer, Cristo poderá aparecer e, por você, terminar o plano do Pai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário