sexta-feira, 2 de março de 2012

Rua Floripes Maria de Jesus


              

A visita a Rio Pomba durante o carnaval me trouxe muitas alegrias. Entre elas a constatação do fato de que o Sagrado Coração de Jesus, que por mais de uma vez teve a cidade consagrada a Ele, não deixa de ouvir as preces do povo por meio do hino de São Manoel; Ele tem dado um tino novo para o esplendor da nossa terra...

Foi muito gratificante ver como está cheirando progresso o espaço entre o antigo Ginásio e o Grupo Escolar São José. Foi uma sensação muito gostosa, ver acontecido o que antes ficávamos imaginando como seria bom se acontecesse: uma rua ligando a avenida Dr. José Neves e a ladeira João Marcelino. Uma visão agradável que seria logo superada por outra ainda mais feliz: o nome da nova rua, escrito enorme na placa de anúncio: Rua Floripes Maria de Jesus.


Floripes Maria de Jesus é o nome da Lola em alguns documentos. Para quem tem um coração sensível isto quer dizer muita coisa, é motivo para viajar no presente impulsionado pelo passado, enchendo de esperança a visão do futuro.

Tal acontecimento é repleto de lógica. Quem fez a abertura da rua pela ladeira João Marcelino? O Sr. Francisco Pereira, o Sr. Chiquinho Sapateiro, amigo da Lola desde o tempo em que que namorava a Dona Ilza, que cresceu ao redor do catre da Lola, onde assimilou desde menina a doçura da devoção ao Sagrado Coração  de Jesus com a qual impregna todas as suas ações, especialmente no trato com as pessoas. Casal de inteira confiança da Lola era um dos compadres com que ela contava para tecer o seu apostolado a partir do seu constante recolhimento.

Quem conseguiu abrir o outro lado da rua, a que dá para a avenida Dr. José Neves? O nosso prefeito, Dr. Fernando Macedo, que por suas diligências junto à antiga CFLCL ( Companhia de Força e Luz Cataguases-Leopoldina), venceu a burocracia que por mais de trinta anos impedia tal acontecimento. Dr. Fernando tem a cidade por testemunha de como criado à luz da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Quem pode esquecer a Viação Sagrado Coração de Jesus que levava a população à Juiz de Fora todos os dias para os mais variados motivos? Assim que o ônibus saia, às 6horas da manhã, o Sr. Cidinho e Dona Glorinha, seus pais, já estavam na igreja para a missa. Diariamente.
             
           Considerando os dois extremos da nova rua, no ponto mais nobre da cidade, e o nome com o qual foi batizada, podemos concluir que o Reino do Sagrado Coração de Jesus começa a se tornar evidente em Rio Pomba; independente da aprovação unânime, apesar dos que, subjugados a  ideologias alienígenas, veem o  mal regendo as intenções de todos os que produzem algo bom, como se ser bem sucedido fosse uma               condenação.                
            
           A nova rua evidencia que os que continuam a pensar e agir segundo os costumes e valores que nos foram ensinados na infância estão tendo seu valor constatado. É muito importante reconhecer isto. Parece que o ar de Rio Pomba está mais leve, menos denso, menos carregado pela fuligem dispersada por pensamentos mesquinhos, que se alimentam da inveja. 
           
            Pode-se observar que a bênção de Deus está começando a prevalecer. Que o diga o último carnaval, acontecido quase como antigamente, quando as pessoas celebravam a alegria de estar juntas, pelo simples prazer de conviver. Fiquei sabendo, que a polícia não fez nenhuma ocorrência durante os festejos.  Alguém duvida da bênção de que somos alvo?  
                                        
                                             Giselle Neves Moreira de Aguiar, 
                                             Sorocaba,SP, 02/02/2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário