domingo, 5 de abril de 2020

Transcendência













Queridos amigos e amigas,  irmãos e irmãs na fé cristã,

Queria partilhar com vocês a delicadeza do Sagrado Coração de Jesus para com esta idosa que guarda isolamento por causa do COVID-19, o pequenino e invisível  vírus que assola o mundo.

Estou passando a Semana Santa em Fátima, Portugal; por meio do progresso científico chamado tele-visão, via internet. Como nunca poderia imaginar, estou me sentindo como se fosse imensamente rica. 

É que, assim como algumas pessoas muito abastadas podem pagar para que  determinado recinto público seja fechado para seu uso particular, eu estou me sentindo assim, como se o Santuário de Fátima tivesse sido fechado para o meu uso particular; como se eu fosse a única peregrina que lá estivesse.

De maneira tal que as celebrações acontecem de portas fechadas, e o número de sacerdotes que a compõem é maior do que o número de fiéis, formado de músicos, leitores e acólitos.

Se eu estivesse lá concretamente, não poderia assistir, de tão próximo que pudesse observar cada detalhe de cada celebração, as expressões serenas, enquanto graves e  constritas, de quem está de posse de toda gravidade do momento em que a humanidade vive, expostas nos rostos dos celebrantes e participantes, que transmitem a Paz que só Deus pode dar. 

Expressões de pessoas que, apesar de toda dor e apreensão que vivem, como qualquer um de nós, são capazes de louvar, bendizer e adorar a Deus, como o fazem habitualmente, no mesmo espírito dos pastorinhos, Francisco e Jacinta, que souberam se confiar totalmente aos cuidados da Mãe de Deus, aquela de cuja atenção e carinho o próprio Deus quis gozar.

Fato é, queridos irmãs e irmãos, que estou me sentindo  quase deslumbrada com tanto carinho de Deus! Assistir às celebrações com o sotaque da terra de de minha avó Aurora, gozar do conforto e alegria que significam "estar" no Santuário de Fátima. Coisa que minha outra avó Rita, minha mãe Maria e minha irmã Yêdda comentariam, durante dias, tanta alegria sentida!

Mais esse carinho me veio no pacote virtual de turismo religioso que o Senhor me concedeu: Colocou-me em sintonia com meus antepassados, com suas importâncias e alegrias, confirmando as palavras do Magnificat: “a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que O temem”.

O grau de envolvimento é tão grande que a falta da Eucaristia concreta se torna menor,  um pouco menos sentida

Porém, participar de tais eventos tem despertado, muito fortemente, o sentimento que marcou a vida das santas crianças das aparições de Fátima: a  GRANDE  necessidade de rezar, compungidamente, pedindo a Deus a conversão dos pecadores, especialmente  dos que estão privados do gozo das alegrias da fé, da esperança e da caridade cristãs, que amenizam tanto o sofrimento em momentos tão difíceis. 

Deus não dá ponto sem nó; Ele dá até o que não somos capazes de pedir, mas pede reciprocidade. Quer fazer-nos sentir a mesma dor que Ele sente a respeito dos que tanto sofrem por rejeitarem a Sua Presença, que pode curar TODAS as dores. Afinal, Ele quis ser humano, e ter um coração igualzinho ao nosso, só que Perfeito.

Uma Santa Semana a cada um dos meus queridos amigos e amigas virtuais, que são tão verdadeiros quanto a Presença de Deus na missa online. Feliz Páscoa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário