sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

O Milagre da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba




 Já virou costume, diante de algo que tenha alcançado um grande sucesso, alguém perguntar: “O quê está por trás de tanto sucesso?”. Com a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba também tem sido assim. 

Desde 2017, quando a Irmandade da Santa Casa resolveu reassumir a direção do hospital, até então sob a administração de terceiros,  sob responsabilidade da Prefeitura da cidade, é inegável a transformação pela qual passou aquele hospital, que hoje não deixa muito a dever aos melhores hospitais, ainda que continue a enfrentar grandes dificuldades.

Na ocasião a Arquidiocese nomeou como Diretor-presidente o Padre Flavio Jorge  Miguel Júnior, reitor do Santuário de Judas Tadeu. A primeira providencia do novo diretor foi determinar que o Santíssimo Sacramento fosse exposto à adoração na antiga capela de Nossa Senhora dos Remédios, que faz parte do hospital. Desde então, com missas diárias, o numero de horas de exposição do Santíssimo foi só ampliando, e, a partir da próxima Semana Santa, a adoração será ininterrupta, perpétua, como já acontece há dez anos no Santuário de São Judas Tadeu.

Para quem é católico, como aquela instituição, não há nada de extraordinário. É sabido, e tido como algo mais do que natural, que ninguém, nenhuma instituição, ou organização feita por criaturas pode superar em poder e bondade o próprio Deus, criador e mantenedor da vida sob todas as formas.

Ao trazer essa realidade para vida concreta, possibilitando às pessoas o acesso à autoridade, poder e bondade de Jesus Cristo, presente de corpo, alma e divindade na Eucaristia, acontece uma mudança na própria atmosfera, que se torna mais leve, e o ar    ali respirado se torna  agradável, quase perfumado. Assim, o que há de melhor em cada pessoa prevalece, devido à simplicidade do fato de que nenhum mal consegue prevalecer na presença do Deus Altíssimo, o Próprio Sumo Bem. Por mais que não queira se render, o mal, disfarçado de todas as formas, não suporta a Presença de Deus, que ali volta a reinar.

Assim fica explicado, como a Irmandade da Santa Casa tem feito maravilhas. É que na verdade, seus membros procuram apenas estar sintonizados com o Senhor da Misericórdia, como o objetivo de atender a cada paciente como se ele fosse o próprio Jesus Cristo acometido pelos sofrimentos que passou no seu corpo humano. Nada de novo. A Santa Casa realiza apenas o que o catolicismo fazia no tempo de São Camilo de Lelis, São Vivente de Paulo e tantos outros que se santificaram exercendo a caridade cristã, que acontece  pelo  movimento do espírito que ama o próximo com um amor derivado do amor de Deus sobre todas as coisas; um sentimento  bem mais  amplo do que a filantropia.

Os católicos que residem em Sorocaba e região, podem fazer uso da graça de estar  concretamente diante de Deus, numa audiência pessoal com o Todo Poderoso, para pedir-Lhe graças para si, seus queridos e pela Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, seus doentes, cuidadores e todos os que ali servem ao Reino de Deus; para que, mais do que o justo salário, recebam a Paz o Amor e Alegria, que o dinheiro jamais pode comprar. Podem se inscrever como adoradores, na própria capela e determinar um horário na semana para exercer seu previlégio de uma audiência particular com Deus que, sendo onipresente  e onisciente, pode atender atender a cada pessoa como se ela fosse a única.

A Santa Casa de Misericórdia, com a sua linda capela anexa, fica na Avenida São Paulo, via muito conhecida na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário