segunda-feira, 3 de março de 2014

O doutor Eduardo da AACL


                   Dentre os “Amigos da Causa da Lola” sobressai uma figura de grande relevância no trabalho de preservação e cultivo da memória da rio-pombense mais importante para vida católica. É o advogado Dr. Eduardo Dalmoro, um gaúcho de Passo Fundo, que conheceu a pedagoga mineira de Rio Pomba, Maria Helena de Oliveira Neves Dalmoro em Brasília/DF; com ela se casou e teve dois filhos também advogados, os doutores Carlos Eduardo e Rúbia.

         Após sua aposentadoria como Procurador Jurídico em Brasília mudou-se com a família para Rio Pomba, depois de viver e advogar em Viçosa/MG, enquanto seus filhos estudavam Direito.

         Rio Pomba foi muito beneficiada com a chegada desta família.  Dr. Eduardo  impulsionou muitos trabalhos sociais comunitários, entre os quais a ARPAMA - Associação Rio-pombense de Amparo ao Menor Abandonado. Foi membro do Conselho Municipal de Assistência Social e participou da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais, uma vez que ali se tornara um apaixonado pela riqueza de sentido e valor da vida de produtor rural.

         Sempre em completa sintonia com sua esposa Maria Helena, atuava  em todos os serviços voluntários que pudessem trazer benefícios às pessoas, especialmente as mais carentes. Nos seus serviços advocatícios exercidos na cidade “procurou ser sempre fiel a seus princípios. Para ele nenhum cliente era mais importante do que o outro, bem como as causas não deveriam ser divididas em grandes ou pequenas, mas sim em justas  e injustas. Ele sempre prezou pela conciliação e nunca se negou a defender os menos favorecidos, os que não tinham condições de pagar  pelos seus serviços. Sempre aceitava as nomeações como Defensor Dativo, para aqueles que litigavam sob o pálio da assistência judiciária. Tinha uma conduta de paciência e tolerância, principalmente com os mais humildes”, observou sua esposa no dia 02/12/2011, por ocasião da homenagem póstuma a ele conferida pelo Poder Judiciário do TJMG. Desse evento que lhe conferiu a “Medalha Desembargador Hélio Costa pelos valiosos trabalhos realizados como advogado, participaram, além de outras pessoas também importantes, o Exmo. Juiz de Direito da  Comarca, o Prefeito Municipal, o Presidente da subseção da OAB, e o Defensor Público

         Outras merecidas honrarias creditadas ao Dr. Eduardo comprovam o reconhecimento das autoridades do município e de seus pares: na cidade existe hoje uma rua denominada Dr. Eduardo Dalmoro e a Sala Especial Permanente da OAB no Fórum da cidade também recebe o nome dele.

         Entre tantos méritos, para nós o mais importante diz respeito ao trabalho profissional voluntário feito com tanto interesse e dedicação em favor da “Causa da Lola”. Uma vida profissional e social tão bem produtiva não acontece por acaso. Ela é fruto do exercício de virtudes ao longo de toda uma vida familiar cristã católica que o Dr. Eduardo viveu ao lado de Maria Helena e que consiste hoje na principal herança que este homem deixa para os filhos e netos. O casal Eduardo - Maria Helena, duas pessoas de Deus,  foram os primeiros  a responder ao chamado feito no jornal O Imparcial para que as pessoas que julgassem justo e importante o cultivo e divulgação da Obra da Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus disponibilizassem seus conhecimentos e atributos profissionais para tal fim.

         O trabalho do Dr. Eduardo foi primordial: a elaboração do Estatuto e abertura oficial da Associação dos Amigos da Causa da Lola, a AACL. Impressionava a generosidade com que dedicou à Causa. Combatendo o bom combate, lutava também com a doença que o levou a usufruir já do que lhe confere os méritos  de uma vida toda dedicada aos valores cristãos: a vida eterna na presença de Deus, o Sumo Bem. 

         Ele nunca dizia que não podia, estava sempre disposto a nos receber e orientar em tudo o que era feito com a mesma intenção que movia a vida singular da Lola: “para que o Sagrado Coração de Jesus seja mais conhecido, e portanto, mais amado”. Posteriormente, continuou partilhando com o Dr. Girson Rossi a dolorosa causa jurídica em defesa da vontade da Lola expressa em testamento. Gostava de observar que ela pedia, no próprio texto do mesmo, que a Justiça do seu país defendesse e fizesse acontecer sua vontade manifestada dentro de todos os termos legais. Hoje seu filho, o Dr. Carlos Eduardo Neves Dalmoro continua seu valioso trabalho.

         A vida, cheia de bons exemplos, do Dr. Eduardo Dalmoro deixa de ser um rico patrimônio de sua esposa, filhos e netos, está incorporada à vida da cidade de Rio Pomba e, de maneira especialmente abençoada, à dos devotos do Sagrado Coração de Jesus “da Lola” de todo tempo futuro, em todos os lugares.  Ele será sempre também o nosso doutor Eduardo da AACL. Que Deus seja eternamente louvado por ele. TUDO POR VÓS Ó SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!

                                                                      Giselle Neves Moreira de Aguiar

                                                                                                                                                       20/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário