quarta-feira, 3 de abril de 2013

Exposição "Vestes Sagradas" reúne preciosos paramentos litúrgicos da América Latina dos séculos XVII ao XIX



            Até o dia até o dia 30 de abril, das 10 às 19 horas, pode ser vista no Espaço São Bento, no centro de Sorocaba, SP. a exposição “Vestes Sagradas”. São paramentos litúrgicos, novos, como os que foram usados pelo Papa Bento XVI quando esteve no Brasil, os mesmos usados pelo Papa Francisco na sua primeira missa com os Cardeais. O forte da mostra são os antigos, usados na América Latina do século XVII ao XIX.  Essas peças foram restauradas e conservadas pela artista portuguesa radicada no Brasil (de coração verde e amarelo, como diz) há mais de 50 anos, Maria Laura Faria dos Santos Correa.




Vestes usadas pelos Papas Bento XVI e Francisco I

A artista Maria Laura Correa e Padre Reinaldo Barbosa
            
 Segundo o Prof. Luiz Marins  Filho, diretor do Espaço Cultural, a exposição, formada por peças do acervo da empresa D&A (Decorações e Artesanato Litúrgico) é promovida pela Associação Cultural para o Estudo do Lar e da Família (Acelf) para onde é dirigida a renda obtida pela venda de ingressos .  Durante o mês acontecerão palestras relativas ao tema.
           
Na abertura oficial do evento estavam presentes o Abade do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, Dom Matias Tolentino Braga, Dom José Carlos Gatti responsável pelo Mosteiro, Padre Reinaldo Barbosa representando o Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo Benes Rodrigues, o Secretário da Cultura de Sorocaba, José Simões de Almeida Júnior, , além da artista Maria Laura Correa, a sócia da empresa D&A, Trinidad San José, e Rosa Calandrino, presidente da Acelf .
           
O Abade Dom Matias lembrou a importância do acervo de arte sacra de Sorocaba, que é o segundo maior do Estado de São Paulo, portanto a cidade precisa cultivar o interesse em conservar o rico patrimônio do povo sorocabano, que também pertence à da Igreja Universal e à própria humanidade. Segundo ele, a Igreja sempre cuidou, naturalmente, ao longo desses dois milênios, do seu rico acervo, considerando que “a referência ao passado é a nossa identidade. A memória faz parte da nossa fé”; por isso sempre fez o que hoje os órgãos internacionais de patrimônio histórico consideram tão importante. Uma exposição tão rica em arte e história com certeza despertará o interesse dos jovens e do povo em geral.
           
Serviço

A exposição está aberta diariamente de 10 às 19horas no Espaço São Bento, Largo São Bento 144, centro.
Entrada R$10,00 e R$5,00 para idosos e estudantes.
Escolas e visitas programadas terão a entrada franca, se acompanhadas de dirigentes e professores.
Para mais informações :http://espacosaobento.wix.com/sorocaba, espacosaobento@gmail.com  e pelo telefones: (15) 3331 1777
  

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário