domingo, 22 de maio de 2011

Santidade


 Beato João Paulo II, Beata Irmã Dulce e a nossa Lola (a Serva de Deus, Floripes Dornelas de Jesus.)



  Linda e abençoada data, 22/05/2010, dia de Santa Rita de Cássia e da Beatificação de nossa querida Irmã Dulce.
          
       Quando acontece a Beatificação de uma brasileira nosso coração se enche de esperança, por saber que pessoas como o Papa João Paulo II e a querida Irmã Dulce, além de outros católicos de diversos lugares, sobem um degrau no caminho do reconhecimento de suas santidades, nós os membros da AACL – Amigos da Causa da Lola – sentimos o suave aroma de ventos favoráveis à causa que devotamos.

Se a santidade voltou a ser reconhecida, logo chegará a vez da Lola, a Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus.

A santidade do Papa João Paulo II era explícita para cada pessoa do planeta, à sua beatificação espera-se que suceda rapidamente a canonização.

Irmã Dulce, assim como Floripes, já era considerada santa em vida e, também por ocasião de sua morte o povo já esperava o que hoje acontece, a sua beatificação.

Irmã Dulce, assim como João Paulo II, passou a vida de santidade em contínuo contato com o povo, transmitia os efeitos do amor de Deus de imediato, atendia às necessidades de corpos sofridos, e quando o fazia atingia a alma dos necessitados que passavam a se sentir gratos e abençoados filhos de Deus.

A pessoa santa é um catalisador da interação entre Deus e suas criaturas, que Ele teima em considerar seus filhos. O catalisador em linguagem da química é a substância que promove a reação (interação) entre duas substâncias embora não participe da mesma, ao final da reação continua sendo a mesma substância.

 Existem diversas formas de atingir a santidade, aliás, são tantas quanto o número de seres humanos, de todos os tempos, que passarem por este estágio de vida que vivemos. Isso porque todas foram, são e serão dotadas de dons que as tornem aptas a atingir a santidade. No projeto de cada criatura (com potencialidade de filiação) Deus incluiu a cláusula da santidade, afinal, a Perfeição é incapaz de criar algo imperfeito.

Mas a santidade é algo que depende, e muito, do livre arbítrio humano, porque Deus jamais imporia seu amor santificante. Por isso temos necessidade de nos mirarmos nos espelhos dos que comprovadamente atingiram a santidade – realização plena do plano do Pai- transformando em atos benéficos à Gloria de Deus e ao bem da humanidade todas as suas potências. Eles estão como a dizer a cada um de nós: - Se eu consegui você também pode, o segredo é estar em sintonia com o Criador.

Cada santo e santa da igreja (e a Igreja Católica sempre reconheceu a santidade de mulheres em toda a sua existência) tem a sua peculiaridade nos dons que recebeu e retribuiu em almas abençoadas; cada qual tem importância especial para determinada parte do tempo linear da civilização humana.

Em cada tempo o mundo precisa de um tipo de santidade que Deus provê com toda solicitude.

No que hoje vivemos os filhos de Deus têm sofrido os mais duros efeitos do bullying intelectual por parte de movimentos que atuam implantando subliminarmente ideias contrárias à fé nos meios de comunicação, nas escolas e até (onde os efeitos são mais danosos), nas instituições religiosas. Nesses ambientes os valores de nosso DNA originados da fé de nossos antepassados são violentamente atacados por meio de neologismos criados especialmente para denegri-los.

Por tais motivos, falar da santidade da Lola, a Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, no ambiente frio e duro (como um cadáver) em que vivemos chega às raias do escândalo.

Num mundo totalmente materialista, que exclui Deus, falar de quem viveu só d’Ele soa como um absurdo!

Como falar de alguém que passou cerca de 60 anos sem tomar nenhum alimento, sem beber nenhum líquido, nem água; e sem dormir, longe do mundo, gastando TODO o seu tempo em oração de intercessão e reparação pelos seus irmãos da raça humana diante do Santíssimo Sacramento, que por ordem episcopal tinha no seu próprio quarto de paralítica? Sim, paralítica, não paraplégica, porque jamais saiu de sua cama, desde que caiu de uma árvore e nunca mais pode andar.

Como falar que sua paralisia era somente no corpo, que sua alma se tornava cada vez mais sensível e lúcida com o passar dos anos, e que a partir de sua imobilidade física movia o mundo por meio de suas orações cujos efeitos eram e são sentidos em todo o planeta? (Pessoas de várias partes do mundo têm graças a agradecer)?

Como falar de alguém que remou contra a corrente do ateísmo que deseja vigorar, para o qual só própria insinuação de sua existência singular constitui uma ameaça?

Os ventos atuais pretendem ser venenosos aos que desejam continuar a obra de Floripes, mas a exemplo da mestra, eles confiam muito no Deus que prevaleceu nela, do que em si mesmos, por isso, e somente por isso, continuam fazendo tudo o que puderem para que também no seu tempo, o Sagrado Coração de Jesus seja conhecido e, portanto, amado.

Hoje com mais esperança, afinal, os beatos João Paulo II e Irmã Dulce, certamente estarão conspirando com mais força para que tal aconteça; porque eles também desejam, até mais do que nós, que o Espírito Santo sopre sobre os mortos de alma para que vivam, e vivam em plenitude, pela consciência da Presença de Deus, porque somos testemunhas do que foi comprovado na vida da Lola:

Só Deus basta – Santa Teresa de Ávila
        

          Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário