domingo, 6 de março de 2011

O sacerdócio dos fiéis leigos


 Por Dom Eduardo Benes Sales Rodrigues
Arcebispo Metropolitano de Sorocaba


Ensina-nos o concilio Vat. II: “Cristo Nosso Senhor, Pontífice escolhido entre os homens ( cfr. Hebr. 5,1-5 ), fez do novo povo ‘um reino sacerdotal para seu Deus e Pai’. (Apoc. 1,6; e 5, 9-10 ). Na verdade, pela regeneração e pela unção do Espírito Santo, são consagrados pra ser casa espiritual, sacerdócio santo, para que, por meio de todas as obras próprias do cristão, ofereçam oblações espirituais e anunciem os louvores daqueles que das trevas os chamou  à sua admirável luz (cfr. 1Ped. 2, 4-10). Por isso todos os discípulos de Cristo, perseverando na oração e louvando a Deus (cfr. At.2, 42-47), ofereçam-se  a si mesmos como hóstias vivas, santas, agradáveis a Deus (cfr. Roma. 12,1), deem testemunho de Cristo em toda parte e àqueles que lha pedirem deem razão da esperança da vida eterna que neles habita (cfr. 1Ped.3,15)’’ (LG10).
O Bispo, os presbíteros e os diáconos existem para o serviço do povo de Deus.São consagrados pelo caráter do sacramento da ordem para como sinais de Cristo Cabeça, Esposo e Pastor da Igreja (in persona Cristi) garantir para o povo fiel a comunicação da palavra, o serviço dos sacramentos e a comunhão eclesial na caridade e no serviço aos pobres. Os fiéis leigos, consagrados pelo caráter batismal e crismal, são ungidos pelo Espírito Santo e, por Ele, especialmente fortalecidos e enriquecidos com seus dons, para santificar o mundo. Na Eucaristia oferecem as hóstias espirituais confeccionadas, pela força da caridade, na vida familiar e social onde gastam suas vidas servindo. Pelas mãos e palavras do presbítero se põe sobre o altar o sacrifício redentor de Jesus e, com seu oferecimento, feito uma vez por todas na cruz, e, agora, misteriosamente presente no meio da comunidade, sobe até o Pai as hóstias espirituais do povo fiel.
            É por isso que pode estar participando mais profundamente do oferecimento de Jesus a humilde viúva, quase desconhecida, recolhida em algum cantinho do templo, do que o próprio presidente da celebração que, se não estiver, na vida real, identificado com Cristo-Pastor, em nada estará contribuindo para o louvor de Deus e a salvação do mundo. A vida se gasta. Quando ele se gasta no amor a Deus, no dia a dia, às vezes em meio a intensos sofrimentos, outras vezes na alegria da boa convivência e do serviço ao próximo, ela, a vida concreta, torna-se hóstia espiritual agradável ao Pai e que será entregue, por Cristo, na Eucaristia a ser celebrada.
            O altar do sacrifício depois se torna a mesa da refeição sagrada em que o próprio Cristo é dado pelo Pai em alimento para que o fiel continue gastando sua vida no amor concreto aos irmãos. Assim cheios do Espírito Santo, os fiéis voltam para lida diária onde, de fato, se santificam e santificam o mundo. E eles realizam sua missão quando colocam em prática o ensinamento do Vat.II: “É necessário que os leigos assumam a renovação da ordem temporal com a sua função própria e nela operem de maneira direta e definida, guiados pela luz Evangelho e pela mente da Igreja,  e levados pela caridade cristã. Cooperem como cidadãos, com sua competência específica e responsabilidade própria.” ( AA, n.07). O congresso de leigos será um momento privilegiado de revalorização da missão dos fiéis leigos e leigas em nossa Igreja. Participe!


Publicado no jornal Terceiro Milênio de Sorocaba / SP. na edição  de março de 2011.Veja este artigo, e saiba mais sobre o Ano do leigo na Arquidiocese de Sorocaba em :

http://www.arquidiocesesorocaba.org.br/site/images/jornais/jornal_informativo_1aJG0g07Ot5Z.pdf . Onde poderá saber sobre o exemplo de santidade da leiga  Serva de Deus Ginetta Calliari.

          Para conhecer outro exemplo de santidade leiga, a Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus mais conhecida como Lola,também acontecido em tempo recente,tempo visite:

Nenhum comentário:

Postar um comentário