sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dom Hélio Gonçalves Heleno



                     “Propter Regnum Dei” (Por causa do Reino de Deus).

            
        Ao receber a notícia do falecimento de Dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo emérito de Caratinga/MG, acontecido em 04/09/2012, nossa memória se põe numa viagem de louvor a Deus pelo bom exemplo recebido daquele que foi nosso pároco na adolescência e juventude.
            
             Há alguns anos atrás, a convite dele, a AACL - Associação dos Amigos da Causa da Lola – esteve presente no Congresso Diocesano do Apostolado da Oração, em Caratinga, para falar sobre a nossa querida Lola.
            
               Foi um domingo inesquecível. Saímos cedinho de Rio Pomba e chegamos ainda pela manhã em Caratinga, o que possibilitou fazer uma visita a Dom Hélio. Ele nos recebeu com a simplicidade de quem recebia parentes. Depois desta visita tivemos a impressão de que sempre se sentiu rio-pombense.
            
             Com que alegria ele abriu vários álbuns de fotografias, todas tiradas em Rio Pomba, mostrava uma por uma e dizia os nomes das pessoas que nelas estavam como quem resgatava, por meio da memória, momentos de grande alegria.  Mostrou grande orgulho do trabalho realizado pelos casais do Cursilho de Cristandade. Falou da alegria de ter sido ordenado bispo em Rio Pomba, dos amigos que organizaram a festa, e da semelhança que figura no seu escudo episcopal com o escudo da nossa cidade.

            Mas o exemplo que mais marcou foi a demonstração do carinho despendido a seu irmão também bispo, Dom José Heleno, que após sofrer um derrame tornou-se bispo emérito de Governador Valadares e passou a morar com ele. Ele levou-nos até ele, a quem disse, demonstrando importância na fala: - Eles trabalham pela causa da Lola, vieram aqui para falar dela no Congresso do Apostolado da Oração. Dom José, impossibilitado de falar, recebeu um folheto com o retrato da Lola, que colocou junto do coração. Dom Hélio mostrou-nos, como se fosse um privilégio pelo qual era muito grato a Deus, a capela da casa onde ele celebrava a Santa Missa para o irmão.


            Ele tinha grande orgulho de ser, e ter, um irmão bispo mostrou-nos uma publicação que trazia a notícia da raridade que Cipotânea, sua terra, se tornara por legar ao mundo dois irmãos bispos. Seus olhos brilhavam de humilde alegria ao mostrar suas fotografias junto do Papa.
           
         Será impossível esquecer, e deixar de agradecer a Deus, o tempo em tínhamos o padre Hélio em Rio Pomba e Padre Heleno em Mercês. Nas vésperas das primeiras sextas feiras, Dom Heleno vinha ajudar o irmão a atender  as grandes filas de  fiéis que queriam receber o sacramento da confissão. Dom Heleno era grande confessor, e eu, sempre que podia, vinha de Viçosa para me confessar com ele, que ensinava  a trocar todos os temores pela confiança em Deus Onisciente e Todo Poderoso.
            
      O testemunho de Dom Hélio a respeito da Lola, a Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, é de grandíssima importância. Ele foi seu pároco por vários anos, teria por dever de ofício, dizer o que havia de errado na sua vida e em torno dela, caso seus olhos de sacerdote vissem algo desabonador; no entanto ele sempre se portou, naturalmente, como um devoto da santidade dela.

            Não será necessário nenhum esforço mental para entender a trajetória simples e naturalmente humilde de Dom Hélio Gonçalves Heleno, ele foi antes de tudo, um fiel da Igreja Católica Apostólica Romana, seu lema episcopal o traduz: “Propter Regnum Dei” (Por causa do Reino de Deus), muito próximo do "Tudo por Vós ó Sagrado Coração de Jesus" que norteou da vida da Lola. Com toda certeza que nos dá a fé católica, temos agora dois importantes  e influentes rio-pombenses no Céu, a nosso favor.
                                                                                

                                                                               Giselle Neves Moreira de Aguiar
                                                                                                  Sorocaba, 07 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário