domingo, 31 de maio de 2015

Mês de Junho: mês do Sagrado Coração de Jesus



Apresentação

O livreto “Amor, Paz e Alegria” era editado e distribuído gratuitamente pela Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, a Lola.  Ela editava e distribuía também outro: "Hora Santa”, do Padre Mateu Crawley- Boevey.SS.CC,  também de meditações, sobre a espiritualidade  de Santa Margarida Maria Alacoque. Podemos dizer que sua espiritualidade estava ancorada neles, de maneira  simples e eficaz.  Ela sempre primava pela simplicidade. Se a Lola alcançou a santidade por esse caminho,  podemos dizer que qualquer de nós pode também o pode. 

 Escrito pelo padre André Prévot, contemporâneo e discípulo do padre Léon Dehon,  Amor Paz e Alegria é um verdadeiro compendio sobre a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus baseado no livro  das Revelações do Sagrado Coração de Jesus à  Santa Gertrudes. Tem como subtítulo: Mês do Sagrado Coração de Jesus segundo Santa Gertrudes e traz uma meditação para cada dia e várias orações no final.

Nas primeira páginas descobrimos que tal devoção  desabrochou na Alemanha  a partir do século XI. Em 1500, nos países e língua latina haviam poucos devotos, mas na Germânia a devoção era bem popular, desde a Suíça até os Países Baixos. A devoção era divulgada por meio de  pregações, poesia, orações escritas e pela artes plásticas.

"Entre tantos devotos do Sagrado Coração de Jesus que havia na Germânia  medieval, salientavam-se como astros de primeira grandeza, três monjas do mosteiro cisterciense de Helfta ( Westfalia): Mecthilde ( Matilde) de Magdeburgo (1212 - 1283), Santa Mecthilde de Hackborn (1241 - 1298) e Santa Gertrudes de Helfta, a Grande (1256 - 1302) . Além de possuírem alta cultura literária, foram essas três monjas favorecidas de revelações extraordinárias. Inspiradas por Deus, compuseram livros espirituais e orações incomparáveis, da mais adiantada devoção ao sagrado Coração de Jesus.” diz o padre Lacroiz, na  apresentação do livreto.

Somente 400 anos depois a devoção chegou à França graças ao interesse de São João Eudes sobre os escritos das sábias monjas sobre o Sagrado Coração de Jesus. 

 "Com licença episcopal conseguiu introduzir também uma festa em louvor do divino Coração, e promover a consagração das famílias e da França inteira ao Sagrado Coração. Tudo antes de Santa Margarida Maria ( 1647 - 1690). Nosso Senhor escolheu esta santa como instrumento para obter do Santo Padre a oficialização da devoção ao Sagrado Coração  para a igreja universal. 
Associou-lhe como diretor espiritual, escritor e propagandista, o sábio e santo jesuíta Claude de la Colombière (1641 - 1682).”

Padre Lacroix   termina a apresentação do livrinho dizendo:

"Amor, Paz e Alegria” é para o nosso tempo uma necessidade. Falta ao mundo o verdadeiro amor: por isso lhe falta a verdadeira Paz e Alegria, por isso carece de genuína e verdadeira felicidade. 

Este  livrinho abre a fonte do mais puro amor, derramando sobre quem o cultiva verdadeira paz e alegria. Ainda mais. Não só mostra ele o caminho que leva ao amor, à paz e a alegria, mas também, inspirando o verdadeiro amor, inspira igualmente verdadeira paz e alegria. Como é cheio de amor é também cheio de paz e alegria.

Ao percorrer as páginas seguir , o leitor deparará as maravilhas do amor divino , humanizado em Nosso Senhor  e correspondido pelo amor integral e jubiloso de duas santas religiosas. Ninguém deve estranhar  tamanhas intimidades e ternuras de Nossos Senhor, como se as reservasse para algumas almas privilegiadas. Muito pelo contrário deseja Ele prodigalizá-las ao maior número possível de almas. Quem não as recebe só deve inculpar-se a si próprio, por não se dispor para recebê-las desapegando-se  das criaturas e apegando-se aos valores superiores.

As manifestações de amor de Nosso Senhor, para com Santa Gertrudes são, em verdade, outros tantos convites e outras tantas garantias para todos, de que serão da mesma forma correspondidos por Ele, quanto antes se Lhe entregarem sem reserva, como Santa Gertrudes. 

Eis aí o próprio  intuito ideal das revelações dessa Santa que patenteia ao mundo irmanado exemplo da vida íntima de amor, que Nosso Senhor quer ver estabelecida entre si e cada alma humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário