sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Momento de Fé


 Marcília e Roberto fazem parte da chamada terceira idade.  Têm a vida pautada por compromissos que agora podem escolher, graças à aposentadoria. Às vezes sentem falta do burburinho, do estresse, das cobranças e correrias de antes, mas só às vezes. 

Escapam também da tutela de muitos médicos, muitos exames, até da diabetes e da pressão alta. 
Atribuem essa regalia, que consideram estar ao alcance de quem queira, ao  que  denominam: "Momento de Fé”.  Sabem, contudo, que nem todos têm habilidade para dela tirar proveito; grande número das pessoas sofrem da doença  a que chamam "coração duro. Segundo eles, apesar do nome,  ela atinge a alma, portanto, a medicina do corpo não pode curar.

 Tal regalia, "Momento de Fé”, consiste numa reunião da qual participam, todas as manhãs, de segunda à  sábado.  Ela acontece graças a uma tecnologia cuja existência nem era cogitada quando eram jovens.  Praticamente, a reunião acontece na casa deles. Eles sintonizam o rádio, e se unem a  milhões  de pessoas, dos mais diversos lugares, que,  sintonizadas   ao rádio, a TV a cabo,  à internet pelo computador ou, ainda, ao aparelho celular acompanham ao vivo, a acolhida e a oração de um padre muito querido.

 Ele conversa sobre os assuntos atuais, mas, principalmente ouve. Ouve pessoas que choram e pedem o socorro das orações para situações doloridas, outras, cheias de alegria por poder compartilhar a alegria que tiveram, ao receber uma atenção especial de Deus evidenciada em determinado  fato.

Roberto e Marcília escutam. Se quiserem, podem participar, por telefone, carta ou e-mail, mas nem precisam. Sentem que estão inseridos nesta multidão invisível, de cuja existência não podem duvidar. Uma multidão formada de pessoas únicas, cada uma se sentindo junto de Deus e junto dos irmãos de fé.  Sentem, todos os dias,  esse conforto indizível. 

A pauta do encontro é sempre a mesma: o bom dia, a acolhida, do padre,  a leitura de cartas, os telefonemas ao vivo; depois vem a oração inspirada do padre, que  envolve e atinge a todos e a cada pessoa em particular no manto suave e acolhedor do amor de Deus. Por último, acontece a bênção da água, dos remédios, das carteiras de trabalho, do cartão de crédito,  coisas relativas ao tema do dia ou da semana. A bênção sacerdotal, ao vivo,  deixa o sacramental, a água benta, como sinal da Presença de Deus, na qual nenhum mal prevalece.

 O fato da pauta ser sempre a mesma não torna o encontro repetitivo e maçante, nem um dia é igual ao outro.  O conteúdo é tão variado quanto os perfis das pessoas que participam do encontro e que representam um grande número de pessoas do mesmo segmento. Pobres, ricos, cultos, iletrados,  com sotaques de todas as regiões do Brasil e ainda, muitas, do exterior que ouvem via internet, o programa é feito sempre, sempre, ao vivo, daí o valor da ação sacerdotal.

Quando termina a “reunião", Marcília e Roberto estão refeitos, leves, e prontos para tentarem, com graça de Deus, funcionar, o melhor possível, como verdadeiros seres humanos, amados e queridos por Deus, e acompanhados da lembrança de que são iguais,  e estão junto, a tantos milhões que acompanham o "Momento de Fé". Todas as pequenas mazelas diárias foram esclarecidas e ponderadas enquanto ouviam as dores de uns e superadas pela esperança que recebem das alegrias e vitórias compartilhadas por outros. Sentem-se completamente participantes das vidas de milhões de pessoas do seu tempo e sentem que todas elas participam das suas. Mais do que tudo,  sentem confiança em Deus.

A vida deles se torna, a cada dia, mais realista. Compreendem que a vida humana é feita do somatório de dores e alegrias, e que,  na presença de Deus, é possível distingui-las com naturalidade,  para vivê-las tão intensamente for interessante.

Marcília e Roberto são personagens fictícios, mas  o programa de rádio “Momento de Fé” é pura realidade. É  transmitido, ao vivo, diariamente  pelo Padre Marcelo Rossi, pela Rádio Globo, das 9:05 às 10:05, horário de Brasília. É também transmitido, em rede, por inúmeras rádios, nos mais diversos pontos do país. Pode ser ouvido ainda,  por meio da NET e da Sky. Pela internet no link:
http://www.padremarcelorossi.com.br/webRadio.php

Giselle Neves Moreira de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário