segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Padre Marcelo Rossi, um jovem do seu tempo.


 A minha adolescência teve Padre Zezinho, o padre cantor que estimulava o interesse da juventude em aprofundar os conhecimentos sobre a fé. Depois,  por algum motivo, o amor  divino que povoava suas canções (quem não e lembra daquela do refrão “abençoa Senhor as famílias amém, abençoa Senhor a minha também…) foi esmorecendo, as lindas canções sumiram e ele passou a fazer afirmações que mais pareciam políticas do que religiosas.

Bem mais tarde, apareceu o Padre Marcelo Rossi, uma nova edição do Padre Zezinho, revista e atualizada; super atualizado, como orienta o Concílio Ecumênico do Vaticano II. Foi uma alegria. O Evangelho de Jesus Cristo aliado à arte, especialmente à da comunicação como convém a um jovem apaixonado por Jesus Cristo e sua doutrina, a ponto de consagra-lhes toda a vida. Teve total aceitação do povo de DeusVeja um exemplo



O tempo foi passando, surgiram muitos outros padres cantores, todos alvos de críticas, mas nenhum as sofreu com tanta intensidade como o Padre Marcelo. Interessante é que se ouviam as críticas de outros padres, críticas não construtivas, mas cheias de sentimentos incompatíveis com a fé cristã. Porém, esses mesmos que o criticavam, quando podiam, faziam  muito para imitá-lo.

Como jovem do nosso tempo, cheio de vitalidade emocional, ele continuava sua trajetória; sabia que estava no Caminho certo, sempre teve um Anjo muito poderoso perto de si, seu bispo, Dom Fernando Figueiredo, que o impedia de agredir, o mínimo que fosse, a doutrina da Igreja de Cristo. Quando, seguindo o sentimento humano, caía de alguma forma, sempre teve a humildade de reconhecer o erro e pedir perdão, com singela  naturalidade.

Tal fato pode constatado numa  entrevista sua ao programa  Fantástico da  Rede Globo, em dezembro de 2013. Quem assiste pode observar um ser humano comum, com sua fragilidade  normal, suportando e profundos sofrimentos, ainda que 'não contabilizados’ no consciente; tais  como hostilidades vindas na maioria  das vezes do seu próprio ambiente eclesial que ele   compensava através de pequenas válvulas de escape, como o cuidado até exagerado com a aparência atlética, cultivada de desde sempre,  já que era professor de educação física.




 Enquanto isso, por meio de seu programa de rádio, diariamente passava amor, atenção e carinho de Deus para muitos que, como ele próprio, sentiam na carne os efeitos da fraqueza humana  e os dos maus sentimentos alheios.

 Nos últimos dias surgiu uma notícia de que Padre Marcelo Rossi teria sido investigado pelo Vaticano, durante 10 anos, a respeito de todo o seu trabalho, devido a denúncias de que estaria usando o sacerdócio para obter sucesso pessoal. O jornal Folha de São Paulo termina assim a reportagem: 

"No final de 2009, a Congregação decidiu encerrar as investigações sobre padre Marcelo. Ele foi inocentado de todas as falsas “acusações". 

Em 2010, o padre finalmente foi recebido por Bento 16, no Vaticano, e este lhe outorgou um prêmio de Evangelizador Moderno, concedido pela Fundação São Mateus.

Foi o final feliz para quase dez anos de suspeitas sobre o trabalho do padre, que chamou a atenção desde que um de seus CDs vendeu quase 3,5 milhões de cópias e se tornou um fenômeno social e midiático.”


Tal notícia é considerada ótima para os filhos de Deus beneficiados pela fecunda obra de evangelização do Padre Marcelo Rossi. Comprova seu o valor e a credibilidade sacerdotal de um  produtivo apóstolo. Lembra o ditado popular: "Só atiram pedras em árvores que produzem bons frutos”.

Depois dessa notícia surgiram outras dizendo que ele está muito doente…
Pode ser…
Mas a sua alma... Continua a mesma, cada vez mais forte no amor de Deus. Os sofrimentos o fortaleceram e o tornaram melhor e mais eficaz como Sacerdote e Pastor  da ovelhas de Cristo.
É uma alegria, um grande conforto espiritual sentir o carinho e respeito que transmite aos seus ouvintes do programa diário da Rádio Globo, de segunda a sexta-feira das 9:05 às 10:05h, ao vivo, todas as manhãs.

Para os filhos de Deus,  a aparência física é irrelevante. A uma primeira vista,  parece que foi ela o alvo  dos maus sentimentos de pessoas que se sentiam incomodadas com o sucesso que fazia.   Quem cultiva a vida de oração, e se importa com os costumes religiosos do povo católico, pode perceber que as críticas dirigidas ao Padre Marcelo, embora disfarçadas  de condenação à vaidade, estavam relacionadas aos efeitos do seu ministério na vida das pessoas. As pessoas que recebiam alimento espiritual do 'padre cantor’ sentiam e sabiam as diferenças entre as duas coisas e, portanto,  não aceitavam política como se fosse religião. E dela, a bela aparência física, o padre foi despojado, a custa de muito sofrimento, como se pode ver nas suas última fotografias



Mas nem todos têm a graça de Deus de compreender, e julgam segundo seus próprios sentimentos e conceitos; atribuem ao outro os sentimentos que teriam se estivessem no seu lugar. Grande fonte de sofrimento é  tal conduta.

Padre Marcelo é um exemplo de sacerdote. Apesar de ser portador das fraquezas comuns a todos os humanos, alia profunda fidelidade à Igreja (demonstrada pela frequente presença do seu bispo, Dom Fernando Figueiredo em todos os eventos mais relevantes), às mais modernas técnicas de comunicação do seu tempo, como a televisão música e cinema. Seu objetivo sempre foi atingir o amor número de almas, para que conheçam mais profundamente o nosso Deus e possam tirar tirar proveito da  grandiosa realidade do Seu poder, colocado em benefício de cada pessoa que O queira.

Com todos os defeitos que lhe atribuem, Padre Marcelo conseguiu a construção do grandioso "Santuário da Mãe de Deus”, uma belíssima obra de arte, que pode receber cerca 20.000 pessoas no ambiente coberto e mais ou menos 80.000, se suas paredes laterais forem levantas, graças ao admirável projeto doado pelo famoso arquiteto Rui Otake. A compra do terreno teve a ajuda  do empresário Antônio Ermírio de Moraes, porém, os vultuosos recursos necessários à sua construção vieram do que o Padre produz com a venda de seus CDs, e principalmente dos livros Ágape e Kairós, dois bestsellers.

Projeto do Santuário "Mãe de Deus" já construído e frequentado por milhares de pessoas.


É  um verdadeiro pastor de almas.  Atinge um incontável número delas diariamente  através do seu programa na Rádio Globo. Não há  uma alma que não se sinta apascentada depois de ouvir as cartas e testemunhos de tantas pessoas que padecem das mesmas dores, no corpo na alma, na mente  ou  no coração,  que são comuns à toda humanidade mas são abordadas com profundo respeito e consideração por quem as padece. Na oração “no colo de Jesus” feita  na segunda metade do programa, elas recebem a oração inspirada do padre como respostas pessoais vindas de Deus.   Ele  insiste a cada instante: “não sou eu amados, mas o próprio Jesus é quem sabe das suas dores e usa de mim, como seu sacerdote, para ser seu instrumento…"  A oração restaura as profundezas do ser de quem confia em Jesus e nos ministérios da Sua Igreja.

No seu programa diário, Padre Marcelo comemora, com os católicos, todas festas; relembra os santos de cada dia e pede a intercessão deles para as determinadas causas das quais  são conhecidos intercessores.

É dele a voz que adverte contra comportamentos que podem trazer danos à saúde do corpo (usando o próprio exemplo), da alma e até à saúde financeira, quando alerta para a necessidade de fazer bom uso do suado e abençoado dinheiro, fruto do trabalho de cada um. É verdadeiramente, um pai espiritual  para milhões de filhos de Deus.

No finalzinho do programa ele benze a água, os remédios, as carteiras de trabalho, os símbolos das dores do povo de Deus, que se sente acolhido, respeitado e amado no fundo do seu ser e tem renovada a dignidade humana de filhos de Deus.


Padre Marcelo faz, dessa maneira, o uso de riquezas da Igreja, esquecidas propositadamente ou não,  em favor dos queridos de Deus.  Um verdadeiro guardião dos tesouros de fé, esperança e caridade a que todo cristão tem direito, por Nosso Senhor Jesus Cristo.  E por isso, é também guardião das mentes e corações do seu povo contra a corrupção dos valores cristãos. Sal da terra.

Uma vez, uma senhora contou no programa que sua patroa ouvindo  pela primeira vez  o programa  pelo 'radinho' dela, perguntou: -Todos os dias é bonito assim?  E que e ela respondeu: - Não, a cada dia é mais.

Padre Marcelo é a prova de que Deus ama o seu povo, e quanto! Ele é presença de Deus na vida de cristãos de todos os perfis, de todos os lugares. Deus se mostra presente pela voz de seu sacerdote, desde os lares mais felizes, aos lugares  onde há mais dor e sofrimento como hospitais e presídios.  Ele vai citando as dores sentidas pelo seu povo e as colocando no coração de Jesus, trazendo luz, força e coragem para os grandes, de almas pequeninas, os que realmente constroem o que há de melhor no nosso querido Brasil. 

Que Deus abençoe o querido Padre Marcelo Rossi e o recompense, como só Ele o pode e sabe fazer, por todo bem que ele tem feito ao Seu povo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Crsito.

Giselle Neves Moreira de Aguiar

Visite o site do Padre Marcelo Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário