segunda-feira, 20 de junho de 2011

Privilégio sorocabano


           Sorocaba é uma cidade abençoada. Parece regida por uma sabedoria que dá mostras ter escolhido este local para se estabelecer. O dom de saber usufruir dos avanços da modernidade sem perder os bens adquiridos ao longo de grande número de gerações.

Pode parecer uma coisa óbvia, mas, se observarmos bem, veremos que tal riqueza não é bem distribuída no território nacional. O que se tem observado é que, apesar da grande quantidade de informações vindas pelas mais variadas opções de mídia, mesmo que sejam diversas, apenas algumas ideias prevalecem e são inesgotavelmente difundidas em uma transversalidade que atinge todos os pontos da atenção humana.

            Parece que, estando nossas mentes submetidas há algum tempo à mesma informação, ou ideia, fica-se muito fácil esquecer as que já fazem parte do passado, mesmo que num tempo breve. Assim esquecemos rapidamente os fatos, atitudes humanas e até mesmo valores que a bem pouco tempo considerávamos de grandíssima relevância.

Podemos estar prestes a perder a capacidade de fazer juízos de valores, pela falta de uso, da mesma maneira que a vida sedentária torna os nossos corpos cada vez menos ágeis. Tal fato demonstra que para viver os tempos modernos é preciso de muita sabedoria, não apenas conhecimento, mas aquela mesma Sabedoria, tão antiga, de que nos falam os livros antigos e que é acessível a todos os que a procuram com o coração reto, como diz a Bíblia.

            Pois bem, essa Sabedoria se deixa facilmente encontrar em Sorocaba. Todos os dias tenho a felicidade de sorver um gole, às oito e meia da manhã na capela de Santa Cruz, localizada na rua do mesmo nome. Ali se pode aferir o que seja o topo da ascese humana, na pessoa de um homem que atingiu o seu máximo na interatividade com Deus, que é a própria Sabedoria. Pode-se ver claramente, como todas as suas potencialidades se tornam ato no momento em a sua pessoa atua como elo entre Deus e seu povo, na plenitude do seu sacerdócio.  Observando-o, nota-se que é impossível alguém sentir maior conforto, paz mais intensa ou mais completa realização pessoal.

            O que faz encantar de maneira especial é a deliciosa idade desse homem que já passou dos 90 anos, muitíssimo bem vividos ao redor de todo o conhecimento humano que pode dar os livros e a convivência oblativa com exatamente toda a gama de variação dos seres humanos. Toda essa riqueza em Sabedoria acumulada ao longo desses anos é muito bem filtrada, a cada dia, para ser distribuída, em uma dose concreta, num tempo entre cinco e dez minutos de palavras regadas a  simplicidade e bom humor.

            Para quem participa, e conserva o significado real da missa é um estar no céu, e depois, sentir os efeitos concretos de tal experiência.

            Os privilegiados sorocabanos recebem, aos domingos, um carinho a mais. Isto porque às 8 da manhã, a missa é na grande e bem cuidada catedral, com seus belíssimos afrescos, tão eficazes para a didática da fé. Um observador comum não será capaz de avaliar o que terá mais valor, se o talentoso trabalho artístico do século passado ou as expressões mostradas por tantas pessoas ao sentirem as mensagens passadas pelas estampas, que as induzem à meditação: sempre emocionadas, como se as quisessem guardar no fundo da alma, num lugar virtual para onde se pode correr nos momentos difíceis.
Padre Lyrio - Cônego Francisco Lyrio de Almeida - Produtivo sacerdote da Arquidiocese de Sorocaba
          
       As missas de domingo são especiais, como deveriam ser. O padre, o mesmo, prepara um sermão especial, de 15 a 20 minutos do mais alto valor em retórica contido na simplicidade dos humildes de coração; não há como uma alma fiel não se beneficiar, é um carinho recebido pela inteligência.

            Como se já não fosse muito, toda a liturgia acontece acompanhada  pela melhor música sacra erudita cantada por um coral que alia, com simplicidade, o talento, o conhecimento musical e a piedade cristã. Puro enlevo de espírito.

            Este é apenas um dos muitos privilégios do povo sorocabano, que demonstra sempre o seu interesse pelas manifestações das artes, pelo bem invisível, pelo que fortalece o espírito e faz dos corações das pessoas um ninho acolhedor onde a sabedoria se sente confortada. Felizes são as crianças desta cidade, que crescem num ambiente em que o transcendente tem valor.
           
           Que Deus continue a abençoar esta cidade e seu povo.


P.S. O sacerdote acima mencionado é o querido Padre Lyrio, ou melhor, Cônego Francisco Lyrio de Almeida, e o coral, é o chamado coral da Professora Caty, ambos muito conhecidos e considerados.

Clique aqui para ver fotografias do Sacerdote no exercício de sua sublime missão




                                   Giselle Neves Moreira de Aguiar
                                            Sorocaba, 19 de janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário