quinta-feira, 26 de maio de 2016

Procissão de Corpus Christi: manifestação... de fé, esperança e caridade

 Foto de Tino Ansaioni para o jornal "Voz Ativa"- www.jornalvozatica.com
O jornal Voz Ativa, de Ouro Preto, MG confirma:
Desde que se entende por Nação, o Brasil teve seu povo nas ruas fazendo manifestações. Pelo menos uma vez por ano, quando os católicos festejam a solenidade de Corpus Christi. Eles saem pelas ruas das cidades, enfeitadas com trabalhosos e artísticos tapetes feitos de flores e outros materiais assimilados no processo de evolução. 

Levam consigo, transubstanciado em hóstia consagrada, o corpo de Jesus Cristo, Deus e Senhor de seus antepassados, os que são responsáveis pelo bem que hoje são capazes de realizar, e também seu.

Eles cantam cânticos que revelam suas reivindicações, que são as mesmas há centenas de anos. Cânticos que têm letras assim:

"Queremos Deus, homens ingratos,
Ao Pai supremo, ao Redentor,
Zombam da fé os insensatos,
Erguem-se em vão contra o Senhor.

Da nossa fé, ó Virgem*,
O brado abençoai;
Queremos Deus que é nosso Rei;
Queremos Deus que é nosso Pai
Queremos Deus que é nosso Rei;
Queremos Deus que é nosso Pai!

Queremos Deus! 
A caridade é nossa lei de bons cristãos
Pois nisto está toda a verdade 
Amar-nos sempre como irmãos!

Queremos Deus!
E na Esperança peregrinamos em temor
Pois nossa fé e segurança 
nos vem da Igreja do Senhor!

Queremos Deus na sociedade 
Na lei, na escola e nosso lar
Justiça e paz, fraternidade
Então no mundo há de reinar!"

* [a Virgem: aVirgem Maria,a Mãe de Jesus Cristo, de cujo amor materno usufruem]

Desde o início da sua Igreja, há mais de dois mil anos, os católicos sabem separar a sabedoria humana, da sabedoria divina. Assim, apesar de serem aparentemente comandados por frágeis e falíveis pessoas humanas, em assunto de foro íntimo, onde reside sua fé, eles sempre são orientados pelo próprio Deus, que em pessoa física permanece no meio deles, transubstanciado em pão e vinho.

Ele que, sendo Deus, nasceu humano, viveu a humanidade, foi rejeitado e morto pelos que representavam os poderes político e religioso daquele tempo. 

No entanto, ressuscitou, e muito mais do isso, criou a Eucaristia, a forma  pela qual está presente em todos os sacrários  da Terra.  Assim,  pode também,  como hóstia, alimentar a cada um dos  que escolhem fazer parte do seu povo e tê-lo como Deus, Rei e Senhor. Intimidade maior entre ele e suas criaturas, que criou para amar, não seria possível, nem para Ele, que é Deus. Com toda certeza, se tivesse, Ele o faria. Ele pode tudo. Ele é Deus.


Por tal motivo, o catolicismo vive intacto, até hoje. Se fosse coisa de seres humanos, já teria desaparecido. Há séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário