terça-feira, 10 de maio de 2016

O restauro da Igreja do Rosário, em Tocantins, MG.

Uma grande alegria aconteceu numa visita rápida à cidade de Tocantins, em Minas Gerais: verificar o restauro cuidadoso da Igreja do Rosário.

Com cerca de 16000 habitantes, e distante 280Km de Belo Horizonte, Tocantins fica na Zona Mata. É uma típica cidade mineira.

A igreja restaurada fica bem defronte ao jardim da praça central da cidade. Não é a Matriz da paróquia, que é a Igreja de São José, situada no  plano mais alto da cidade do qual se vislumbra um lindo, e tradicional, cenário mineiro composto por montanhas. 

A figura da pequenina igreja junto ao jardim público produz uma atmosfera bucólica, que transmite a sensação de aconchego.

Dentro dela, um folheto explicativo, colocado à disposição do público, informa que o restauro aconteceu depois de estudos e pesquisas sobre a forma, estilo e características iconográficas do templo, construído no final do século XIX; tudo dentro dos padrões estabelecidos pela arte da restauração.

 O trabalho foi uma iniciativa do FUMPAC – Fundo Municipal do Patrimônio Cultural em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e a Paróquia de São José, então sob a administração do Padre Antônio Firmino Lopes Lana, muito querido pelo povo católico da cidade.
Integra o Programa “Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, ligado ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio  Histórico e Artístico  de Minas Gerais).

Encanta ver o trabalho carinhoso das pessoas envolvidas. Fica evidente o alto grau de civilidade do povo, retratado na atenção das suas autoridades em preservar seu patrimônio cultural, o certificado de sua identidade.  Só quem sabe de onde veio, quem cultiva suas raízes,  tem a força necessária para desenvolver e produzir frutos capazes de alimentar as novas gerações com seus valores, e continuar a existir como povo.

Parabéns ao povo de Tocantins, suas autoridades, à comunidade católica e ao Padre Firmino. Esse legado deverá ser cantado em verso e prosa.  Celebrar o bem realizado, fortalece. A alegria de contemplar a arte do próprio povo não tem preço.


Nas fotografias abaixo, a maioria delas de José Carlos Aguiar, mostram o carinho da obra em detalhes.

A igreja:






O retábulo com a imagem de Nossa Senhora do Rosário

Os querubins  foram "descobertos" durante o trabalho de restauro

Com altar decorado para as coroações de Nossa Senhora pelas meninas.
que acontecem durante todo o mês de maio




A nave










































O detalhe da data preservada no pilar:









O capricho com os detalhes:





Painéis explicativos do trabalho realizado:








As imagens de roca, usadas nas celebrações da Quaresma e Semana Santa.
Grande possibilidade de serem da mesma idade da igreja:

Nossa Senhora das Dores
Senhor dos Passos

 Créditos do trabalho:






Nenhum comentário:

Postar um comentário