segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Apresentação do Menino Jesus no Templo, em Jerusalém.

 Fonte da foto: http://www.pravmir.ru/sretenie-gospodne-v-kartinah-i-ikonah/

No dia dois de fevereiro, a Igreja celebra a memória da Apresentação do Menino Jesus no Templo, em Jerusalém; a  festa de Nossa Senhora das Candeias, a Mãe da Luz do Mundo.


"Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. "(Lc 2,22-40)  


Texto da foto: letra da música cantada nas igrejas do Brasil

Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual. 
Vai apresenta ao Pai, teu Menino: luz que chegou no Natal. 
E, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé. 
Sim, ele te salvou, mas o ofereceste por nós com toda fé.

Nós vamos renovar este sacrifício de Jesus: 
morte e ressurreição, vida que brotou de sua oferta na cruz. 
Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação. 
Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração.

 Autores: Waldeci Braga e Dom Navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário