quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O uso de sinais na comunicação espiritual



Hoje, 01/10, a Igreja celebra a memória de Santa Terezinha do Menino Jesus, uma linda
francesinha que viveu no fim do século IXX. Morreu tuberculosa com 24 anos. Nascida em família católica praticante (era a irmã caçula), desde a mais tenra idade respirou a atmosfera rica do amor de Deus manifestada em cada detalhe carinhoso da sua vida familiar. Aos 15 anos conseguiu, por meio de uma intransigência própria de adolescentes, entrar para o Carmelo, onde já estavam duas de suas irmãs.

Sua alma era cheia de zelo para com os missionários, que enfrentavam dificuldades para anunciar o Evangelho de Cristo. Passou seus últimos nove anos no Carmelo rezando pelos sacerdotes, especialmente pelos missionários, para que fossem bem sucedidos na maravilhosa tarefa de aproximar as pessoas de Deus, o Sumo Bem, portanto, na verdade a tarefa deles era a de aproximar as pessoas da verdadeira felicidade. Tal fato fez dela a "Patrona das Missões”, embora fosse uma carmelita reclusa.

Por conta de sua inteira confiança em Deus, adquirida na vida familiar, e, talvez, mais devido a sua intrepidez quase infantil, tinha certas peculiaridades no seu relacionamento com Ele.
Tal fato pode ilustrado por um trecho do seu livro: “História de uma Alma”

“Vedes, minha querida mãe, quão longe estou de ser levada pelo caminho do temor. Consigo sempre encontrar um meio de ser feliz e tirar proveito de minhas misérias… Isto por certo, não desagrada a Jesus, pois parece encorajar-me nesse caminho. - Um dia, contra meu costume, estava um tanto perturbada, quando fui à Comunhão. Parecia-me que o Bom Deus não estava contente comigo e eu pensava: “Oh! se hoje receber só metade de uma hóstia, terei muito pesar. Suporei que Jesus vem como que forçado ao meu coração”. Achego-me … Oh! que felicidade! Pela primeira vez na vida, vejo o sacerdote tomar DUAS partículas bem separadas e dar-mas!… Compreendeis minha alegria e as doces lágrimas que derramei, vendo tão grande misericórdia …”

Sinais de comunicação especiais são apenas detalhes da rica vida espiritual. As vidas dos que cultivam e alimentam o espírito são dotadas de riquezas inimagináveis para quem vive apenas no nível biológico da vida. 

Exemplo desse tipo de comunicação acontecia muito na vida da Serva de Deus, Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, que , entre outros, tinha como mensageiros das mensagens divinas os beija-flores.

Ainda hoje,  pessoas dotadas de visão espiritual lançam mão desse tipo de comunicação. Os devotos de Santa Terezinha costumam rezar 24 orações do “Glória ao Pai”* em gratidão à Santíssima Trindade pelo bem realizado na Terra durante os 24 anos que a santinha passou aqui. A maioria  deles recebe, sem que faça diligências para tal, uma rosa, antes do final da novena; um sinal de que a graça foi alcançada da bondade de Deus.


* "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Assim, como era no princípio, agora, e sempre, por todos os séculos e séculos". Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário