quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Igreja Católica e a Ciência

O Papa Francisco afirmou no último dia 27, que a a criação do mundo “não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor." Segundo ele, "o Big Bang não contradiz a intervenção criadora de Deus, mas a exige.

A fala do Pontífice muito alegra os corações dos muitos que militam pelo Reino de Deus, no campo das Ciências. Confirma o que já se sabia com clareza: a Bíblia narra a criação em sentido figurado, de maneira que pode ser entendida por seres humanos de TODOS os tempos. No nosso, já começamos a descobrir os mecanismos usados por Deus para criar tudo o que existiu e existe, sendo também Ele o autor do que virá a partir do que já temos hoje. 

Muito esclarecedora a entrevista dada pelo padre Jesus Hortal Sánchez ao jornalista Carlos Alberto Sardenberg, na rádio CBN em 29/10/2014.
 
Vale ressaltar que o primeiro cientista a propor a  teoria do Big Bang  a que chamou de "Hipótese do átomo primordial",  foi padre Georges Lemaître  ( na foto abaixo endo condecorado pelo Papa PioXII).  Tal teoria foi desenvolvida depois por George Gamow.

Papa PioXII condecora o Padre Georges Lemaître, que propôs a Teoria do Big Bang, a que chamou de "Hipótese do átomo primordial", e que foi desenvolvida depois por George Gamow. Foto do site da Pontifícia Academia de Ciência, do Vaticano: http://www.casinapioiv.va/content/accademia/en.html

Sabemos que TODAS as leis da Física são compatíveis com a lei de Deus. Muito normal e natural.

Desde 1603 existe, no Vaticano,  a Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, que é de âmbito internacional, formada pelos mais notáveis cientistas de todas as etnias e credos. Toda a história da Academia está disponível

 Os objetivos da Academia são:

-Promover o progresso da matemática, ciências físicas e naturais, e o estudo de questões relacionadas com as questões epistemológicas e reconhecendo a excelência em ciência, estimular uma abordagem interdisciplinar para o conhecimento científico.

- Incentivar a interação internacional promovendo a participação nos benefícios da ciência e da tecnologia, o maior número de pessoas e povos.

- Promover a educação e compreensão do público sobre a ciência.

- Assegurar que a ciência trabalha para promover a dimensão humana e moral do homem.

- Conseguir um papel para a ciência que envolva a promoção da justiça, desenvolvimento, solidariedade, paz, e a resolução de conflitos.

- Promover a interação entre fé e razão e incentivar o diálogo entre ciência e valores espirituais, culturais, filosóficas e religiosas.

- Prestar consultoria à autoridades sobre assuntos científicos e tecnológicos.

- Cooperar com os membros de outras academias em um espírito amigável para promover esses objetivos.

 "O infinito e o infinitesimal transcendem ao nosso entendimento finito, o primeiro devido à sua magnitude, o segundo devido à sua pequenez; imagine o que eles são quando combinados."  Afirmou Galileu Galilei, membro da Academia, em 1638.

Desde 1902 até 2007, 46 membros da Academia Pontifícia receberam o Prêmio Nobel. Hoje ela conta com 80 homens e mulheres cientistas de todas as áreas do saber humano, entre eles o célebre físico Stephen Hawking e o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Baseando-nos nessas informações e em inúmeras mais da mesma natureza, entre elas a de que a Universidade de Sorbonne  em  Paris, foi fundada em 1257, pelo padre católico Robert de Sorbóna, podemos verificar que a Fé e a Ciência  sempre foram totalmente compatíveis e grandes auxiliares  uma da outra;  e também que o que a doutrina da Igreja Católica considera como ciência ao longo de seus dois milênios tem amplo respaldo dos mais laureados cientistas, nas suas respectivas épocas e áreas de atuação.











Nenhum comentário:

Postar um comentário