quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Santa Missa: a Palavra de Deus em ação.



Com efeito, “celebração liturgia torna-se uma contínua, plena e eficaz  proclamação  da Palavra de Deus. Por isso, constantemente anunciada na liturgia, a Palavra de Deus permanece viva e eficaz pela força do Espírito Santo, e manifesta aquele amor operante do Pai que não cessa jamais de agir em favor de todos os homens”."

De fato, a Igreja sempre mostrou ter consciência de que, na ação litúrgica, a Palavra de Deus é acompanhada pela ação íntima do Espírito Santo que a torna operante no coração dos fiéis. Na realidade, graças ao Paráclito (Espírito Santo) é que "a Palavra de Deus  se torna fundamento da ação litúrgica, norma e sustentáculo da vida inteira. A ação é do próprio Espírito Santo […] que sugere a cada uma, no íntimo do coração, tudo aquilo que, na proclamação da Palavra de Deus, é dito para a assembléia inteira dos fiéis e, enquanto reforça a unidade  de todos, favorece também a diversidade dos carismas e valoriza a ação multiforme”. 

Por isso, para a compreensão da Palavra de Deus, é necessário entender e viver o valor essencial da ação litúrgica. Em certo sentido, a hermenêutica( interpretação ) da fé relativamente à Sagrada Escritura deve ter sempre como ponto de referencia  a liturgia, onde  a Palavra de Deus é celebrada como palavra atual e viva: “A Igreja, na liturgia, segue fielmente o modo de ler e interpretar as Sagradas escrituras seguindo o próprio Cristo, quando, a partir do ‘hoje' do seu evento , exorta a perscrutar todas as escrituras. “

Bento XVI na Exortação Apostólica Pós -Sinodal VERBUM DOMINI, 
citando o Ordenamento das leituras da Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário