sábado, 16 de agosto de 2014

Os que fazem Sorocaba, ontem, hoje e amanhã.

Todos os anos, grande parte do povo de Sorocaba se reúne na principal rua do seu centro antigo, para comemorar o dia da cidade, que neste ano faz 360 anos.

Tudo começa com as autoridades da cidade colocando uma coroa de flores junto à estátua do fundador Baltazar Fernandes. Ela fica onde a cidade teve origem, diante da pequena igreja, que em, seguida foi doada aos monges beneditinos por ele mesmo, que contava com a sabedoria deles sendo distribuída aos futuros sorocabanos. Os monges ergueram junto a ela o mosteiro, que ainda está lá.

Em 360 anos tem-se muita história para contar.

Conta-se que, nos anos 50 do século passado, o artista plástico suíço, Ettore Marangoni, trabalhava na Companhia Nacional de Estamparia, uma da indústrias têxteis da cidade, criando desenhos para estampar os mais finos tecidos. Certa vez chegou à sua mão um livro sobre a história de Sorocaba escrito por Aluísio de Almeida; o artista europeu ficou encantado. Mais ainda quando soube, por meio de um vizinho, que Aluísio era um sacerdote,  que morava além da ponte sobre o Rio Sorocaba e se chamava Padre Luís Castanho de Almeida; Aluísio de Almeida era seu pseudônimo literário, sob o qual escrevia para os jornais e publicava livros sobre a história de sua cidade. 

Dizem que uma bela amizade aconteceu entre os dois, os livros de Aluísio viraram fonte de inspiração de Ettore, que,  com base neles e em extensa pesquisa, produziu vários quadros que hoje estão nos museus e locais mais relevantes da cidade. 


A obra que ganhou mais importância foi a  figura do fundador, Baltazar Fernandes. Com base na sua tela "Fundação de Sorocaba”, surgiram as feições da estátua do fundador e o selo comemorativo dos 300 anos da cidade. 





Nos dias de hoje, o povo da cidade demonstra toda sua evolução conseguida a partir da sabedoria recebida de seus antepassados, mostrando à toda cidade o que seus alunos do ensino público têm aprendido e cultivado: história e cultura por meio das muitas artes... Sorocaba continua uma cidade abençoada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário