segunda-feira, 28 de julho de 2014

Arte Sacra - Exposição “Ícone, uma janela para o Céu”

  

O Espaço São Bento, mais uma vez, está repleto de arte de alto nível.  Acontece lá a exposição “Ícone, uma janela para o Céu”, de arte sacra bizantina, originária da Rússia,  com  obras de dois expositores: Padre Almir Flávio Scomparini, sorocabano e pároco em Boituva, e a senhora Julieta Luvizoto Nicolau, paroquiana de Cerquilho. A exposição, cuja abertura aconteceu na noite de 25 último, fica até o dia três de agosto próximo, e faz parte das comemorações dos 90 anos de criação de nossa (Arqui) Diocese. 

 As obras, que ainda hoje são “escritas” usando as mesmas técnicas e materiais usados na era medieval, foram muito apreciadas pelas pessoas presentes na vernissage; mais ainda depois ouvir dos expositores, numa ilustrativa palestra, como cada mínimo detalhe é importante nessa técnica. Segundo os artistas, trata-se de um trabalho de ascese espiritual no qual se encontram o enlevo do espírito pela oração, a disciplina em aplicar as técnicas dentro de rigorosos trâmites e a aplicação dos dons recebidos de Deus dentro de um espírito de obediência às normas e critérios do estilo da arte, praticados da mesma maneira desde o século V. Tão importante, e talvez mais ainda, é o conhecimento acerca das verdades da fé, que são representados em incontáveis detalhes incluídos em cada obra. 

Causou admiração saber que cada obra é feita em uma placa de madeira maciça, revestida de um tecido de linho, que representa o sudário, ou o pano que acolheu Jesus depois da sua morte na cruz, ou quando acabara de nascer como ser humano. Em seguida são aplicadas 12 demãos de gesso, 12 é um número muito significativo para a nossa fé, 12 são os apóstolos, 12 as tribos de Israel… A partir desse ponto a obra passa a ser escrita. "Para o iconógrafo cada quadro é  a palavra de Deus em cores e formas”,  explica Padre Almir; segundo ele,  para a Igreja  Oriental o ícone é mais do que um recurso catequético da evangelização, é um sacramental. 

A pintura é feita, usando como têmpera gema de ovo, misturada a vinho branco, que  umedecendo diversos pós de minerais coloridos, fornecem a pigmentação. A folha de ouro é também muito usada.

Nossa Arquidiocese está de parabéns com tão elevado nível de arte, que Padre Almir e Julieta usam como riquíssimo meio de evangelização. Padre Almir, que dá paletas sobre essa arte também em outras Dioceses, ensina a tão encantadora técnica em Sorocaba, em aula semanais. Entre seus entusiasmados  discípulos estão Antônio Rodrigues Chagas, Silvia Gomes, Ana Cecília Furlan, Maria Cipriana e Elenice Oliveira Silva.


Exposição “Ícone, uma janela para o Céu"
Local: Espaço São Bento, no Largo São Bento
Data: de 28 de julho a 3 de agosto.
Horário de segunda a sexta: 9h- 18h; sábado 8h-12 e 17h-20h e domingo 8h-12h
Entrada franca

Padre Almir Scomparini
Julieta L. Nicolau






 detalhe de um ícone









Giselle Neves Moreira de Aguiar


Nenhum comentário:

Postar um comentário