quinta-feira, 19 de junho de 2014

Corpus Christi 2014

                               

      

 





"Eu te adoro Hóstia Divina, eu te adoro Hóstia de Amor, és dos fortes a doçura, és dos fracos o vigor…” centenas de pessoas cantavam juntas, enquanto percorriam as ruas principais do centro de Sorocaba. No meio delas, o Santíssimo Sacramento, na custódia dourada, conduzido pelas mãos do padre André, vigário da Catedral e seguido pelo Arcebispo Dom Eduardo. 

A voz forte do padre Tadeu, conduzindo os cânticos e orações, chegava aos apartamentos  onde vários idosos recebiam como um carinho, um grande conforto espiritual, a passagem do Santíssimo pela sua rua. “Se não podem ir à igreja, o Santíssimo vem eles…

A solenidade de Corpus Christi, festa da Igreja Universal, foi vivida com grande intensidade no centro de Sorocaba. A presença do Sr. Arcebispo presidindo, na Catedral, a missa que antecedeu à procissão, impõe solenidade e recolhimento à celebração. O recinto estava lotado; entre os presentes, como para ilustrar o caráter universal da cerimônia, estava o casal indiano Nirmal e Veena, ela em trajes típicos do seu país. Eles chegaram recentemente para trabalhar na UNESP, em Sorocaba e são católicos. Muito bem-vindos.

  A benção final aconteceu na chegada do cortejo às escadarias da Catedral, depois do Senhor Arcebispo, representando todo o povo católico da Arquidiocese, se ajoelhar, em sinal de adoração, diante do Santíssimo, depositado em um pequeno altar. 

“Da nossa fé, ó Virgem, o brado abençoai! Queremos Deus, que é o nosso Rei, queremos Deus, que é o nosso pai….” Desde o século XIII, o povo católico dá testemunho público de sua fé, no dia de Corpus Christi, primeira quinta feira depois da festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo seguinte a Pentecostes.


Giselle Neves Moreira de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário