quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sorry Seleção

O vídeo Sorry Seleção,  disponível no Youtube, induz um sentimento que nos leva a racionalizar...



 Ultimamente temos visto jornalistas, especialmente os ligados à Rede Globo, fazendo coro com o Governo na apologia da Copa. 

 Porém,  existe  um tipo de pessoa  não consegue aderir à propaganda que quer conduzir a massa. Ele considera que diante da realidade que temos vivido, se embebedar de entusiasmo pela seleção é loucura ou irresponsabilidade, por mais que se lembre das Copas passadas... Parece que são muitas, as pessoas que pensam assim, e esse video  traduz o sentimento delas.

 É forte a lembrança da alegria  gratuita que o futebol  proporcionava; usufruía-se  dela à custa apenas do talento dos nossos craques, quase todos conhecidos,  jogavam nos nossos times.   Mas, a época em  que se podia  curtir alegria,  soltar o espírito...  aquele tempo,  em que a violência era coisa  rara e absurda, passou.  

Hoje, até a alegria do futebol foi contaminada pela ganância de dinheiro, pelo frenesi do sucesso, por tudo o que condenava no 'capitalismo’ a elite que  está no controle do país. A que se dizia socialista e tinha como lema : “tudo pelo povo”. 

 Quando éramos 'controlados pelos capitalistas', tínhamos alegrias gratuitas como o nosso futebol…  as pessoas  realizavam o bem por dever de ofício…  Não havia necessidade de tantos policiais para reprimir os vândalos que se dizem manifestantes e serem tachados de e abusados e violentos. Afinal, quem tem razão no reinado da confusão?

Os 'humanos direitos’  têm o direito de sofrer as consequências das novas políticas e, para parecer bons brasileiros devem fazer festa na Copa… Os altos  impostos que pagam são usados para  construir estádios e fazer  bela figura no mundo dos ricos, ‘botar banca de bacana para inglês ver’ . Ostentação.  Como uma família pobre que gasta o que tem, e o que não tem, para dar uma festa para celebridades,  e depois dela vem a passar necessidades das coisas mais necessáris e urgentes. 

Vive-se hoje no Brasil sob a regência dos valores do mais cruel capitalismo, onde tudo é feito por dinheiro. Quando não se tem mais nem mesmo a alma para vender; vive-se apenas das alegrias dadas pelos sentidos. Então, haja droga, haja prazeres sexuais, haja cerveja...

Não há mesmo clima para festa e comemoração. Ônibus são queimados nas ruas, a violência ferve e o povo sofre.

 Não se trata de torcer contra a Seleção. É um sentimento de quem está triste com o que tem acontecido com o nosso querido país, e portanto, sente  que fazer festa em momento de tanta apreensão é alienação.  Se tivermos juízo, e conseguirmos pelo menos suportar a consciência da realidade, podemos  reconstruir o país e reaver aquela alegria do nosso futebol.


Mas, no momento o clima é de “Sorry Seleção”...

Giselle Neves Moreira de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário