sexta-feira, 25 de abril de 2014

Padre Lyrio



No dia 25 de abril, deste ano, ele completou 97 anos de vida, em três de maio, 72 de sacerdócio. Tal fato já seria importante, digno de ser notado, no entanto, é preciso acrescentar que  continua em perfeita atividade sacerdotal. Celebra a Santa Missa todos os dias na Capela de Santa Cruz, e aos domingos na Catedral Metropolitana de Sorocaba.

O Cônego Francisco Lyrio de Almeida, o querido Padre Lyrio, é um sorocabano de grande relevância. Dono de uma memória prodigiosa, lembra, e conta detalhes, dos fatos mais importantes que ocorreram na cidade no século passado, e dos seus protagonistas, com singular espírito de análise.  É uma testemunha da história recente do município, capaz de apreender as consequências e os significados dos fatos que viu e vivenciou. Além do sacerdócio, exercido com toda fidelidade durante tanto tempo, foi professor, e colaborou na fundação da Faculdade de Filosofia, que deu origem à Universidade de Sorocaba; é também escritor, autor de vários livros publicados.  Talvez devido a tanto conhecimento, fala muito pouco, somente o que foi pesado e medido diante da sua consciência de cristão, praticante da fé nos mínimos detalhes da vida.

Sua inteligência está cada vez mais aguçada. Em cerca de três minutos profere uma homilia densa, profunda, enquanto que também pragmática e concisa, apontando sempre para a “simplicidade dos ensinamentos de Nosso Senhor”. Mesmo que às vezes use termos e palavras não muito comuns na fala popular do dia a dia, é impossível não compreender o sermão do padre Lyrio; sua voz forte e penetrante fala diretamente à inteligência e ao coração humanos. Assim, seu sempre pequeno sermão contribui também para enriquecer o vocabulário dos seus assíduos fiéis. Chama atenção o tom solene que adquire no altar, evocando o significado da função que ocupa: a de sacerdote do Deus Altíssimo, a serviço do Seu povo. Tal postura  coloca a assembleia num estado de conforto espiritual, propício ao recolhimento e à assimilação do significado do rito do qual participa.

No dia 16 de cada mês, ele abençoa, uma a uma, as pessoas presentes. Dá a bênção de Santa Edwiges, cuja imagem  está presente na capela, e diante da qual, todos os dias, faz uma sentida oração. Nessa data pede que os fiéis levem gêneros alimentícios para serem  doados às famílias das crianças internadas no GPACI - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil . Conta que sente muita compaixão daquelas crianças, tão pequenas e já tão sofridas; “que pelo menos possamos ajudar suas famílias a passarem, com mais conforto, tempo tão difícil” diz. Está sempre agradecendo, por tudo, até por se assistir a uma missa celebrada por um velho sacerdote com limitações de vista, de ouvido...

Limitações tão bem superadas, que os membros da Igreja que recebem, todos os dias, a tão preciosa dádiva do serviço sacerdotal do Padre Lyrio, têm a alegria, a honra e o dever de tornar público o que têm visto e ouvido, enquanto agradecem, de todo o coração, ao Deus que concede tal graça, com tanta generosidade, pela vida  tão frutuosa de seu sacerdote.

  Giselle Neves Moreira de Aguiar
   Abril de 2014












Não deixe de ver a matéria publicada sobre o Padre Lyrio, no jornal:

"Diário de Sorocaba"    e   "Terceiro Milênio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário