Na ordem cristã, as relações entre os homens estão comandadas pela humildade fraterna; na ordem laica, baseiam-se numa igualdade orgulhosa.
Ora bem, assim como a fraternidade cristã tende a abolir progressivamente as desigualdades artificiais das sociedades humanas devidas a injustiças, o igualitarismo laico só desemboca na morte da fraternidade entre os homens. A ordem laica pretende fazer derivar a fraternidade da igualdade: todos os homens são iguais e, por conseguinte, são irmãos.
No cristianismo, o ponto de partida não é a igualdade, mas a fraternidade: pelo fato de os homens serem - não a título simbólico, mas realmente - irmãos, esse vínculo de sangue, fortalecido pelo vínculo sobrenatural da filiação divina, cria entre eles uma igualdade substancial e leva-os a reduzir as diferenças que os separam. Pelo contrário, o igualitarismo nivelador não pode pode originar a fraternidade; só pode produzir rivais. - Georges Chevrot -
Texto de Georges Chevrot no livro: Simão Pedro -
Editora Quadrante - São Paulo - 19910
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