sábado, 3 de novembro de 2012

"Vai à missa ou vai à praia?"


                          
     Artigo publicado no jornal Terceiro Milênio, de Sorocaba,SP na edição de abril de 2012  assinado por Rachel e Fernando da Equipe 2B- A.S. do Rosário de São Paulo; e foi enviado ao jornal pelo leitor Walter Stefanuto – Equipe Nossa Senhora da Visitação de Sorocaba. 


          Muitas vezes ficamos incomodados como alguns 'católicos' se vestem para ir à Santa Missa. Claro que não precisam ir de terno e gravata, ou com vestido longo. Mas, alguns trajes são demasiadamente inadequados para a Celebração Litúrgica. Nosso respeito e amor para com nosso Deus, merece reverência e cuidados especiais todos os dias, sobretudo aos domingos.
         
         Ir à Missa não é igual a ir ao shopping, ao clube, ou à praia. Não importa se uma igreja nova ou velha, pequena ou grande, dia santo ou domingo comum. A preparação para a Missa não começa quando entramos no templo. Mas desde em casa, quando pensamos em qual roupa vestir para visitar Jesus, o Rei dos reis... Ora, vamos encontrar amigos, familiares, vizinhos e a comunidade como um todo. Mas, acima de tudo vamos encontrar a Deus na casa d'Ele.Como nos preparamos para fazer uma visita na casa de alguém muito especial? "Alegrem-se, vamos à casa do Senhor!"(Sl122).
            
              Ir à Missa não é o mesmo que ir num  'drive-thru', para fazer uma oração rapidinha. Vamos buscar alimento espiritual para passar a semana! É muito mais que um lanchinho, é um banquete! Para tal devemos nos vestir, nos apresentar adequadamente dos pés à cabeça. Nenhum banquete é servido às pressas. Há um ritual, uma sequencia. Não nos apresentamos à mesa de um banquete de qualquer jeito – com perdão da expressão:  com relaxo! – Assim como quem nos serve o banquete deve estar adequadamente trajado ( independentemente do calor), com todas as vestes que uma cerimônia especial requer, assim também nós, os convidados, devemos nos apresentar com requinte, respeito, e elegância, com calma, para saborear tudo que nos será servido, com silêncio interior: a Palavra de Deus e a Santa Eucaristia – o próprio Jesus vivo.

Missa celebrada na Capela de Santa Cruz , em Sorocaba/SP por Padre Lyrio
        Demonstrar atitude e postura de respeito, desde nossa casa, durante o trajeto e, especialmente, ao adentrar a Casa de Deus, com pontualidade – muitos chegam na hora da homilia ou do Credo (!!!) – revelará tudo o que nossos pais e avós nos ensinaram ao longo de nossa vida. Da mesma forma que devemos ensinar nossos filhos, desde pequenos, a respeitar as pessoas ao nosso redor que desejam orar e atingir o silêncio interior...
           
             Pense bem, você visita alguém mais importante, glorioso e majestoso do que nosso Deus? Você vai a uma recepção, a um baile, ou a um evento social de bermudão, sandálias havaianas/chinelão e camiseta cavada?  
            O que se observa é verdadeiramente um acinte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário