domingo, 21 de outubro de 2012

Para entender o catolicismo


       O que significa, voto, sacrifício, novenas, genuflexão e outros sinais da fé.
           

            Poucos sabem os significados de cada ato de piedade e, os que não os conhecem bem podem não receber integralmente as graças a eles relativas, ou seja, poderiam receber muito mais benefícios se os conhecessem bem, se soubessem o significado que esses atos adquiriram ao longo de  mais de dois mil anos da nossa Igreja.
Painel em azulejos em Bom Jesus do Pirapora- SP- 

           O Dr. João Rozas Barrios, um devoto de São Judas Tadeu, pesquisou muito e escreveu um precioso livro no qual explica a devoção ao santo mostrando o enfoque filosófico das devoções. Aproveitemos em especial esta parte que reproduzimos de seu livro: O Monge, o Santo e a devoção, publicado pela Ottoni Editora, Itu/SP, em 2008:
       

           Chama-se virtude o hábito operativo bom e vício, o hábito operativo mau, ruim. A virtude torna melhor quem a possui e quem a possui está sempre disposto naturalmente para a boa ação. A religião. Como uma virtude moral, orienta o homem para o culto divino. Nessa orientação diz-se que o que é direcionado ao culto divino é santo. Os atos humanos são tanto interiores como exteriores. Os atos interiores são manifestações do coração e da vontade, como a oração; os exteriores – cultos por meio de atos exteriores – pertencem a ação e são secundários e encaminhados para os atos exteriores.
            

        Os atos internos são aqueles atos morais da religião, ações livres e voluntárias, que são intrínsecas à natureza da alma que permanecem como em seu portador. Estes atos, os principais da virtude religiosa, são a devoção e a oração.
            
           A devoção é o ato de dedicar-se  e consagrar-se  a algo divino ou santo.
            
          Os externos são aqueles atos morais da religião apresentados por ações livres e voluntárias que embora externos à natureza da alma, não sendo intrínsecas nela, isto é, não estando em seu interior, em seu íntimo, nela permanecem e assim, também, em seu portador. Eles se externam por alguma ação aparente do corpo, são manifestações físicas feitas através de palavras,  gestos e sinais. Constituem a prática externa da virtude da religião. Entre esses atos encontram a adoração, o sacrifício, o voto, os juramentos e o louvor.
            
           A adoração manifesta-se pela prostração e genuflexão.

      O sacrifício, que quer dizer "fazer algo sagrado" é uma oferta de bens que o homem faz a Deus ou ao santo. São três esses bens: o bem da alma  como um sacrifício interior; o bem do corpo pelo martírio ou pela obediência; e o bem das coisas exteriores quando oferece coisas nossas ou indiretamente quando as dá aos outros os beneficiando.
            
           O canto, com devoção, é uma fonte de louvor.
            
         O voto é uma promessa solene em que a pessoa se obriga com o sacro e o divino.
            
        O ex-voto é a designação erudita relacionada com milagres e promessas. São oferendas feitas aos santos de particular devoção por alguém  que obteve uma graça ou um milagre implorando como um testemunho público de devoção.
            
          O instrumento mais utilizado pelas pessoas para sua devoção são as orações e as novenas que são rezas efetuadas durante nove dias. ( Barrios, 2008, pg. 43)



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário