sábado, 18 de agosto de 2012

Defendendo os mais fracos, sempre.


Arcebispo defende direito à vida de bebê da filha estuprada pelo pai

  Notícia publicada no Jornal Diário de Sorocaba do dia 18 de agosto de 2012, disponível em: http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/ler2.php?id=665
            O arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, classifica como uma verdadeira tragédia, em nota emitida ontem à tarde pela Cúria Metropolitana, a notícia da gravidez de uma adolescente da Zona Norte, em nossa cidade, vítima do próprio pai, assim como classifica igualmente de verdadeira tragédia a consequente decisão de abortamento, mesmo com consentimento da Justiça e de acordo com a legislação penal brasileira. “Fere a sensibilidade ética da sociedade”, afirma o Arcebispo. 

A íntegra da nota emitida a propósito pelo arcebispo dom Eduardo Benes é esta:

            “A notícia, uma verdadeira tragédia, da gravidez de uma adolescente, vítima do próprio pai, e da consequente decisão de abortamento, fere a sensibilidade ética da sociedade.
           
            A vida humana começa na concepção e, no quarto mês de gestação, o bebê já mede 9 centímetros. Aparenta uma miniatura humana, com pálpebras, nariz, boca e ouvidos completamente formados. Os dedos das mãos e dos pés estão nitidamente separados e desenvolvidos. Pode-se ver os vasos sanguíneos através da pele, pois ainda está transparente devido à falta de melanina, e os três vasos do cordão umbilical.
           
            É meu dever de Arcebispo advertir que católicos que participarem do processo que concretiza o aborto cometem um pecado gravíssimo e ficam excluídos da comunhão eclesial, conforme o Direito da Igreja: Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae, pelo próprio fato de cometer o delito e nas condições previstas pelo Direito da Igreja.

            Com isso, a Igreja não quer restringir o campo da misericórdia. Manifesta, sim, a gravidade do crime cometido, o prejuízo irreparável causado ao inocente morto, a seus pais e a toda sociedade. Peço à Comissão Arquidiocesana de Defesa da Vida e exorto as pessoas que tenham contato com a família que se esforcem por todos os meios para apoiar a gestante e sua família no sentido de evitar o crime do aborto, que ceifa uma vida humana e deixa marcas negativas profundas na alma da gestante.

 - Sorocaba, 17 de agosto de 2012 –

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues                                  
- Arcebispo de Sorocaba”.

            Esta notícia nos remete à carta de São Paulo aos romanos quando diz:" Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça ( Rom 5, 20)". Dentro da notícia tão dolorosa , encontramos a palavra firme do Arcebispo instruindo e orientando os fiéis da igreja em tão delicada situação.
             Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, cuja misericórdia invocamos para todas as pessoas envolvidas nesta situação, inclusive nós porque somos parte da mesma família dos filhos de Deus e tudo o que acontece a um membro dela atinge a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário